Notícias

12/09/2019

Observatório Astronômico do CEP será reinaugurado no sábado (14)

O Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná (OACEP), localizado no município metropolitano de Campo Magro, será reinaugurado neste próximo sábado (14). O prédio com formato de nave espacial, e que funciona como centro de observação dos fenômenos celestes, recebeu obras de reparos na sua estrutura. Além disso, já foi feito o encaminhamento para intervenção na cúpula da edificação, que deve ganhar um novo sistema automatizado para abertura e fechamento do teto.

O espaço voltado ao desenvolvimento de estudos e pesquisas das ciências astronômicas foi inaugurado em 24 de novembro de 1994, sob direção do astrônomo e professor José Manoel Luís da Silva, que também estará no evento. “Um espaço importante para nossos estudantes e comunidade em geral, além de ser um centro de referência para programas de pesquisa e de apoio aos grandes observatórios do Brasil e do exterior”, diz o professor.

Estará também presente na reinauguração a Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco. “Com alegria vamos participar da entrega de mais esta conquista de todos nós, voltada principalmente à manutenção dos padrões de qualidade do ensino e aprendizagem e fortalecimento dos estudos em astronomia, que são uma referência em nosso Colégio”, afirma a diretora.

O evento também contará com a presença do astrônomo e professor Amauri José da Luz Pereira; o astrônomo e professor Paulo Roberto Lagos; e o astrônomo amador e professor Joelcio Kuroski, além dos convidados que participarão das ações previstas na programação de visitação pública no próximo fim de semana.

As atividades começam às 19h no Planetário do Colégio, localizado na Avenida João Gualberto, 250, no Alto da Glória. Ao término dessa primeira etapa da visitação, sairá o comboio rumo ao Observatório, onde convidados e visitantes participarão do evento que celebra a reabertura do espaço dedicado às ciências astronômicas.

***

Fonte: Zac Lucatelli - Assessoria de Imprensa

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.