Notícias

13/06/2019

Banda do CEP comemora 60 anos com audição no Guairinha

Comemorando 60 anos, a Banda Sinfônica Bento Mossurunga do Colégio Estadual do Paraná se apresenta com o espetáculo “Paraná em Concerto” no Guairinha, nesta quinta-feira (13). A audição começa às 20h, com a participação de diversos artistas paranaenses.

“É grande nossa expectativa neste dia de casa cheia em comemoração ao lado de grandes músicos e amigos”, disse o Maestro Alessandro Gomes, condutor da banda aniversariante. “A entrada é gratuita, mas os ingressos já estão esgotados”, avisou o Maestro.

A audição será no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), que fica na Rua XV de Novembro, 971, no Centro.

MEMÓRIA – A história da Banda do CEP começou com o surgimento da “Bandinha Rítmica do CEP”, inicialmente formada por estudantes que se organizaram para arrecadar recursos que possibilitaram a compra de instrumentos. A primeira apresentação foi em 27 de junho de 1959.

Em 1961, o maestro Professor Fernando Fernandes Alves (Maestro Português), assumiu o grupo e alterou o nome para “Fanfarra do Colégio Estadual do Paraná”. Somente em 1963 que o conjunto passou a se chamar “Fanfarra Bento Mossurunga”.

Em 1971 foi denominada “Fanfarra do Colégio Estadual do Paraná”, nome que ficou mantido até 1985. Após adquirir novos instrumentos, como palhetas (clarinetes e saxofones), passou a se chamar “Banda Marcial”, posteriormente transformada em “Banda Musical do Colégio Estadual do Paraná”. Foi então que recebeu a denominação definitiva de “Bento Mossurunga”, uma homenagem ao famoso compositor, músico e professor do Colégio Estadual do Paraná, que também tem o nome registrado no grande auditório do Colégio.

Em 2008, com o incentivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), a Banda Musical Bento Mossurunga passou a ser Sinfônica, com um novo projeto de estruturação que passou a contar com novos instrumentos: clarinetes, bass (clarone), trompas, tubas, tumbadoras, bombo sinfônico e tímpanos, além de instrumentos de sopro de banda musical.

FORMAÇÃO MUSICAL – Além do ensino regular de teoria musical, prática instrumental e ensaios gerais, as apresentações fazem parte integral na formação musical dos estudantes. A Banda se apresenta em diversas atividades do CEP, atendendo convites para eventos em Curitiba e Região Metropolitana.

Além disso, é a Banda do CEP que, todos os anos, abre o Desfile Cívico de Escolas Públicas na comemoração ao Sete de Setembro. Sua participação nos concursos e campeonatos é outra forma de incentivo e avaliação do desenvolvimento musical dos jovens músicos.

***

Fonte: Zac Lucatelli - Assessoria de Imprensa

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.