Notícias

15/04/2019

Semana começa com lançamento de foguetes na Região Metropolitana

Estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP) passaram a tarde desta segunda-feira (15) no Parque São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde realizaram testes experimentais com minifoguetes desenvolvidos pela equipe de Ciências Espaciais Equipo Longe Lateqve (CEELL). Os artefatos feitos com garrafas pet são desenvolvidos pelos próprios alunos matriculados no Segundo e Terceiro ano do Ensino Médio e Médio Integrado.

A atividade foi acompanhada pelo astrônomo Paulo Lagos, professor do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio (OACEP) e membros do Clube de Astronomia do Colégio (CACEP). “Nossa atividade é feita com base em cálculos, que tem como objetivo mensurar a distância alcançada na horizontal pelo foguete”, explicou o professor.

Para propulsão, o minifoguete consome combustível líquido que leva em sua composição substâncias como o vinagre e o bicarbonato de sódio. “Em competição, conseguimos um alcance com 323,9 metros, que foi a maior distância alcançada por nós em um torneio”, garantiu a estudante Paula Motta.

No ano passado, o grupo participou do campeonato brasileiro de lançamento de foguetes, no Rio de Janeiro, e conquistou o primeiro lugar superando mais de 40 equipes na competição.

Leia também:

ESTUDANTES DO CEP FAZEM LANÇAMENTOS DE MINIFOGUETES COM GRUPO CARL SAGAN

***

Fonte: Zac Lucatelli - Assessoria de Imprensa

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.