Química - Ensino Médio

A química estuda os materiais existentes na natureza, suas propriedades, alterações e as substâncias presentes nos materiais, desenvolvendo técnicas para extrair e purificar e sintetizar novas substâncias. Através da química substâncias são transformadas em matérias-primas para os diferentes ramos da indústria.

Coordenadores: Cícero Bittencourt Bueno
Sala 213 D (2º andar - ala ímpar)
Telefone:3304-8949
 

 

Avaliação

A avaliação é contínua, composta de provas, laboratório, atividades e participação.

 

Conteúdos


1ª série - 3 aulas por semana

  • Introdução ao estudo da química
  • Matéria e suas transformações
  • Estrutura Atômica
  • Tabela Periódica
  • Ligações Químicas
  • Funções inorgânicas
  • Reações químicas
  • Óxido redução

2ª série - 3 aulas por semana nos turnos manhã e tarde e 2 aulas por semana no turno da noite

  • Óxido redução e pilhas
  • Cálculos químicos
  • Soluções e concentrações
  • Termo química
  • Cinética Química
  • Equilíbrio químico

 

3ª série - 2 aulas por semana

  • Química Orgânica
  • Carbonos
  • Funções orgânicas
  • Isomeria
  • Reações Orgânicas

 

Livros Didáticos

  • USBERCO, SALVADOR: Química – volume único, editora Saraiva

Sugestão de Leitura

  • LEITE, Eduardo Canto: Plásticos: bem supérfluo ou mal necessário (3ª série)

 

Laboratório

laboratório de química

As aulas realizadas em laboratório visam complementar e integrar o conteúdo trabalhado em sala de aula, contemplando a qualidade do ensino oferecido pela escola. As aulas práticas são ferramentas fundamentais para a contextualização dos conteúdos, bem como propiciam a relação entre os conceitos químicos e o cotidiano do aluno. É muito importante que o aluno visualize a teoria numa prática. Isso favorece significativamente o aprendizado, visto que o aluno tem a possibilidade de comprovar conceitos teóricos.

Objetivos

  • Promover o aprendizado.
  • Desenvolver a integração dos alunos em equipes.
  • Instigar o espírito científico.
  • Trabalhar a organização.
  • Integrar teoria/prática e cotidiano.

Metodologia

As aulas são programadas pelo professor laboratorista, seguindo o planejamento das séries. São ministradas pelo professor da turma com o acompanhamento do professor laboratorista, que a cada prática avalia os alunos através de relatórios e comportamentos atitudinais.

Compete ao professor laboratorista :

  • pesquisa da prática em livros específicos,didáticos e internet.
  • adaptação da prática, quando necessário.
  • levantamento e separação dos materiais a serem usados.
  • elaboração do roteiro da prática e dos questionamentos do relatório para os alunos e professores.
  • preparo dos reagentes a serem utilizados.
  • organização das bancadas para equipes de quatro a cinco alunos.
  • construção do horário das turmas.
  • entrega do roteiro e do horário das aulas para os professores das turmas.
  • preparar o quadro negro com as informações necessárias ao entendimento e encaminhamento da aula.
  • manutenção e controle do estoque do almoxarifado.

Avaliação

Os alunos são avaliados durante o desenvolvimento das práticas, bem como através do relatório e da organização da bancada. Compete aos professores de teoria e laboratorista acompanhar as equipes durante toda a aula. Porém é atribuição do professor laboratorista registrar a avaliação a cada aula, fechar a média trimestral e encaminhá-la ao professor de teoria.

 

Recomendar esta página via e-mail: