Física - Ensino Médio

 

A Física é uma ciência cuja importância está no esclarecimento do universo para o desenvolvimento das forças produtivas da sociedade. Esta ciência consiste em descobrir as leis gerais da natureza e, com base nessas leis, esclarecer processos concretos de aplicação no desenvolvimento de novas tecnologias. Neste aspecto, a Física contribui para a formação de uma cultura científica, que permite ao indivíduo a interpretação de fatos, fenômenos e processos naturais, redimensionando sua relação com a natureza em transformação e é através dessa relação que poderá compreender melhor o mundo. Sendo assim, o saber físico entendido como construção do conhecimento ligado ao contexto social, oportuniza a condição para a consciência social e ética do ser humano.

Capa Física

Por uma questão de facilidade de estudo, observa-se este universo dentro de vários aspectos, divididos em três blocos de conteúdos estruturantes: Mecânica, Termodinâmica e Eletromagnetismo. 

 

Avaliação


A avaliação é um instrumento fundamental no processo de ensino e aprendizagem que oferece informações para o professor e equipe pedagógica escolar analisarem os resultados de seu trabalho e para o aluno analisar seu desempenho, possibilitando o diagnóstico das dificuldades e, quando for o caso, o redirecionamento das estratégias visando ao sucesso escolar.
Em 2010, o CEP trabalha no sistema de módulos semestrais. Cada módulo é dividido em duas etapas. A nota de cada etapa será atribuída de 0,0 (zero) a 5,0 (cinco) pontos, através da somatória das notas obtidas nas atividades relacionadas abaixo:
3,0 pontos - provas (de teoria e de laboratório)
1,0 ponto - relatórios de atividades de laboratório
1,0 ponto - atividades diversificadas (listas de exercícios, pesquisas, seminários e outras)
A retomada de conteúdos se realiza em todo o processo educativo do aluno.
 

Conteúdos

1ª ETAPA

2ª ETAPA

1ª SÉRIE

 

 

MOVIMENTOS

 - Leis de Newton

 - Conservação do movimento

 

 

MOVIMENTOS

 - Conservação dos movimentos

 - Leis da conservação

2ª SÉRIE

 

 

TERMODINÂMICA

 - Leis da termodinâmica

 - Calor, temperatura e seus efeitos

 

ELETROMAGNETISMO

 - A natureza da luz e suas propriedades

2ª SÉRIE

 

 

ELETROMAGNETISMO

 - Movimento ondulatório

 - Carga e corrente elétrica (eletrodinãmica)

 

ELETROMAGNETISMO

 - Força eletromagnética

 - Campo elétrico e potencial elétrico (eletrostática)

Laboratório

OBJETIVOS 

O objetivo geral do laboratório de Física é trabalhar os fenômenos físicos de forma prática, desenvolvendo a capacidade de investigação dos fenômenos através de medições, quantificações, identificação de parâmetros relevantes, de grandezas, conceitos e relações entre as grandezas (leis físicas).


METODOLOGIA
As aulas de laboratório de Física se apoiam num roteiro, que apresenta os procedimentos para a realização da experiência e questões sobre o fenômeno a ser observado.
As turmas são atendidas conforme um cronograma elaborado pelo professor laboratorista de Física, que ministra as aulas em parceria com o professor de Física da turma. Dependendo do assunto a ser trabalhado e da quantidade de equipamentos disponíveis, os experimentos podem ser realizados pelo próprio aluno ou demonstrados pelos professores.
Os conteúdos previstos para serem trabalhados em laboratório com o ensino médio em 2010, estão listados abaixo. Esta programação, no entanto, está sujeita a alterações.

 

1ª ETAPA

2ª ETAPA

1ª SÉRIE

- Aceleração da gravidade / Campo gravitacional terrestre

- Equilíbrio

- 2ª Lei de Newton

- Impulso e Quantidade de Movimento

- Estática dos Fluidos

- Conservação da Energia Mecânica de um Sistema

2ª SÉRIE

- Dilatação térmica

- Calor específico de um sólido

- Transformações gasosas

- Espelhos planos

- Espelhos esféricos

- Refração

3ª SÉRIE

- Ondas

- Efeitos da corrente elétrica

- Associação de resistores

- Alta “amperagem”

- Magnetismo

- Eletrostática

 

COORDENADORES: Marcia Adriane de Melo Barbetta e Marcia Viviane Barbetta Manosso

Telefone: 

 


 

 

Recomendar esta página via e-mail: