Educação Física - Ensino Fundamental, Médio e Profissional

A disciplina de Educação Física no Colégio Estadual do Paraná, em conformidade com as Diretrizes Curriculares, tem como objetivo trabalhar com a Cultura Corporal, representada pelas formas culturais do “movimentar-se humano” historicamente produzidas pela humanidade. Nesse sentido, entende-se que a prática pedagógica da Educação Física no âmbito escolar deve tematizar as diferentes formas de atividades expressivas corporais, sistematizadas nos seguintes Conteúdos Estruturantes: Esportes, Ginástica, Lutas, Danças, Jogos e Brincadeiras. Assim busca-se a formação integral do aluno através da seleção, organização e sistematização do conhecimento acumulado historicamente acerca do movimento humano, para ser transformado em saber escolar (Diretrizes Curriculares de Educação Física, 2008). Nesta perspectiva a escola deve incentivar a prática pedagógica fundamentada em diferentes metodologias, valorizando concepções de ensino, de aprendizagem, de avaliação que permitam aos docentes e discentes conscientizarem-se da necessidade de uma transformação emancipadora, através do conhecimento sistematizado.


Nesse sentido, partindo de seu objeto de estudo, de ensino no âmbito da cultura corporal, a Educação Física se insere neste projeto ao garantir o acesso ao conhecimento e a reflexão crítica das inúmeras manifestações ou práticas corporais historicamente produzidas pela humanidade, na busca de contribuir com um ideal mais amplo de formação de um ser humano crítico e reflexivo. Reconhecendo-se como sujeito, que é produto, mas também agente histórico político, social e cultural.

 

Avaliação

Os critérios de avaliação são estabelecidos a partir da seleção dos conteúdos estruturantes e básicos considerando a apropriação dos mesmos no processo de ensino e de aprendizagem:
a avaliação está relacionada ao processo de ensino e de aprendizagem, constituindo-se na forma do resgate de experiências nas sistematizações realizadas durante o processo pedagógico . Isto é, tanto o professor quanto os alunos poderão reavaliar o trabalho realizado, identificando avanços e dificuldades no processo pedagógico, com o objetivo de (re) planejar e propor encaminhamentos que reconheçam os acertos e ainda superem as dificuldades constatadas.
No processo avaliativo do Colégio Estadual do Paraná considera-se dentre outros instrumentos de avaliação, a entrega das atividades propostas pelos professores, para a análise da real apropriação dos conteúdos propostos através da recreação de jogos e regras, da resolução de situações problemas, considerando a opinião do outro e a posição do grupo como também propondo soluções para as divergências, o envolvimento nas atividades práticas e teóricas conforme o plano de trabalho docente;
A Avaliação dar-se-a na totalidade de 100%, sendo 50 pontos referente a 1° etapa de conteúdos trabalhados + os 50 pontos da 2ª etapa do Bloco de Disciplinas do semestre;

 

Conteúdos

A Educação Física no Colégio Estadual do Paraná trabalha com o conceito de cultura corporal, sendo os seus conteúdos estruturantes o esporte, dança, lutas, ginástica e os jogos e brincadeiras. Os conteúdos específicos são trabalhados na prática e na teoria, as metodologias propostas problematizam os conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade rompendo com a maneira tradicional como os conteúdos têm sido tratados na Educação Física. Portanto, uma prática mais reflexiva e contextualizada torna-se possível por meio da relação do conteúdo com os seguintes elementos articuladores: Cultura Corporal e Corpo; Cultura Corporal e Ludicidade; Cultura Corporal e Saúde; Cultura Corporal e Mundo do Trabalho; Cultura Corporal e Desportivização; Cultura Corporal e Técnica e Tática; Cultura Corporal e Lazer; Cultura Corporal e Diversidade; Cultura Corporal e Mídia (Diretrizes Curriculares de Educação Física, 2008).

 

Recomendações para utilização da pista de atletismo do Colégio Estadual do Paraná

  • Utilize somente as raias indicadas pela Coordenação de Educação Física;

  • Não utilize tênis com cravo(tipo chuteira) ou que o solado solte tinta;

  • O prego permitido nas sapatilhas de corrida é de 5mm, apropriado para pista sintética;
  • Corra corretamente sem que haja atrito excessivo com o piso evitando o desgaste do mesmo;
  • Para utilizar as quadras e o campo de futebol utilize a passarela de borracha para atravessar a pista;

 

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • É obrigatório durante o período de aula, o uso da camiseta amarela para a prática de Educação Física;

  • Nas aulas de natação é obrigatório o uso de touca, maiô preto ou sunga preta. Recomenda-se a utilização de óculos de natação e o uso de chinelos para a locomoção na área das piscinas;
  • O EXAME MÉDICO é obrigatório para a prática de natação e tem validade por 03 meses;
  • Durante as aulas de Educação Física não é permitido qualquer tipo de alimentação. Ex: chicletes, pirulitos, balas, doces, etc.;
  • É proibido portar qualquer equipamento ou instrumento que não faça parte do conteúdo de aula curricular, ex.: skate, violão, etc.;
  • Não é permitido a permanência de alunos no Complexo Esportivo fora do horário de aula e desacompanhado de um(a) Professor(a)

 

COORDENADORES: Fabiane Casero de Freitas e Richard James Martins

Telefone:

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