Biologia - Ensino Médio

 

"O óvulo sendo fecundado, determina o princípio da vida. O óvulo tem o formato do planeta Terra e também lembra folhas, sugerindo a importância do verde."

 

“A vida é um processo de aprendizado através de escolhas. Se nunca enfrentássemos grandes decisões, jamais aprenderíamos grandes lições”. Maria Fontaine

Avaliação
A avaliação é um meio de diagnosticar a capacidade do aluno de exercer habilidades específicas, revelar potencialidades para interpretar fatos bem como demonstrar a facilidade de se expressar com objetividade, correção e clareza. Portanto, a avaliação é contínua, diversificada e composta da seguinte forma:
Provas formais, Atividades complementares (tarefas, pesquisas, seminários, etc) com pontuação e práticas de laboratório (assiduidade, participação, relatório).
A recuperação dos conteúdos ocorrerá ao final de cada bloco de conhecimentos.

Conteúdos 

1ª série
• Características dos seres vivos e níveis de organização.
• Estudo da Biologia:
• O Método Científico.
• Composição química dos seres vivos:
• Água e sais minerais;
• Açúcares e gorduras;
• Proteínas;
• Ácidos nucléicos;
• A vida no nível da célula.
• Membranas celulares (características e tipos de transporte).
• Citoplasma.
• Núcleo celular.
• Noções básicas sobre DNA, RNA e síntese de proteínas.
• Divisão celular
• Metabolismo celular.
• Fermentação e Respiração.
• Fotossíntese.
• Reprodução Humana.
• Embriologia.

2ª série
• Conceituações e divisões da área biológica.
• Importância atual da área biológica (Dengue, A Biologia e o Futuro )
• Classificação geral dos seres vivos.
• Classificação em 5 reinos.
• Quadro de classificação dos reinos e filos. 
Critérios básicos de classificação:
- Tipo de nutrição;
- Número de células na estrutura corporal;
- Estrutura interna da célula;
- Regras de Nomenclatura.
- Vírus e viroses.
- Reino Bacteria.
- Bactérias e infecções bacterianas.
- Reino Protoctista:
- Algas.
- Protozoários e protozooses.
- Reino Fungi:
- Fungos e micoses;
- Reino animal (características gerais)
- Classificação dos animais.
- Critérios de classificação.
- Filos dos Invertebrados:
- Poríferos;
- Cnidários;
- Platelmintos;
- Nematoda
- Anelida;
- Molusco;
- Equinodermos.
- Artrópodes:
- Cordados:
- Subfilo: Cefalocordados.
- Subfilo: Urocordados.
- Subfilo: Vertebrados.
- Classes dos Vertebrados:
- Condricties;
- Osteicties.
- Anfíbios;
- Répteis;
- Aves;
- Mamíferos.- Reino vegetal:
- Classificação e características gerais dos grandes grupos de vegetais.
- Processos reprodutivos nos grupos vegetais.
- Flor, fruto e semente :aspectos morfológicos e fisiológicos

3ª série
- Citogenética.
- Núcleo; duplicação e transcrição com síntese protéica.
- Cariótipo humano; Mitose e Meiose.
- Importância da engenharia genética e da biotecnologia.
- A Ética e a genética.
- Conceitos básicos em genética.
- 1ª lei de Mendel.
- Monoibridismo com dominância.
- Monoibridismo sem dominância.
- Probabilidades da genética.
- Retrocruzamento.
- Genealogias.
- Alelos múltiplos - Sistema ABO / RH / MN.
- 2ª Lei de Mendel.
- Determinação cromossômica do sexo.
- Herança relacionada ao sexo.
- Aberrações cromossômicas.
- Principais síndromes: Turner, Klinefelter e Down.
- Origem da vida.
-Evolução:
• Introdução;
• Evidências: homologia - analogia - embriologia comparada;
• Provas da Evolução;
• Teorias Evolutivas;
• Criacionismo;
• Lamarck
- Darwin
- Teoria Sintética;
- Surgimento de novas espécies;
- Evolução do homem.
- Ecologia:
• Importância:
• Conceitos básicos: população , comunidade, ecossistema, cadeia alimentar, pirâmides ecológicas.
- Ciclos biogeoquímicos: água, gás carbônico, oxigênio.
- Relações entre os seres vivos.
- Desequilíbrio ecológico.
- Ser humano no ambiente: um impacto na biosfera. 



Laboratório de Biologia Professor Paulo Célio Kuss Hammerschmidt (Pace) 

 

Laboratório de Biologia


As aulas de laboratório de Biologia do Colégio Estadual do Paraná formam o diferencial deste estabelecimento de ensino, pois obedecem a um paradigma atual.
O Colégio Estadual do Paraná, desde os primeiros anos de sua existência, é pródigo em ofertar aos seus alunos aulas práticas de laboratório nas diferentes áreas do conhecimento científico, tais como biologia, física e química, proporcionando aos seus alunos desenvolver o processo pragmático do ensino das ciências.
O desenvolvimento de aulas práticas de laboratório leva os alunos a praticar uma educação construtivista, pois o aluno realizando experimentos práticos está manipulando conteúdos teóricos, reforçando os seus conhecimentos, tendo mais uma oportunidade de aproximar-se do conhecimento elaborado e esta prática se faz no sentido do aprender fazendo.
O conhecimento para ser apreendido torna-se mais palpável e lógico conforme mais nós produzimos oportunidades para que os alunos possam absorvê-los, não ficando na mesmice do conhecimento simplesmente transferido do papel de livros textos mas para um procedimento aonde os alunos convergem seus conhecimentos teóricos manipulando-os para um alinhamento correto distante da retórica de que a educação é insipiente e sem motivação.

Aula no laboratório


Os processos intelectuais, cognitivos e emocionais são brindados nos desenvolvimentos das aulas práticas de laboratório de biologia do Colégio Estadual do Paraná, pois os alunos diante da estrutura que este Colégio apresenta têm condições de equipamentos, materiais instrumentais, químicos e biológicos para a assertiva de seu processo educacional. A presença de professores habilitados e com competência para o desenvolvimento das aulas práticas de laboratório de biologia é um grande patrimônio que o Colégio Estadual do Paraná possui e é decorrente de décadas de prática que levaram ao aperfeiçoamento e formação de uma estrutura invejável até para grande maioria das faculdades que ofertam cursos na área biológica em nosso imenso território nacional. 

Coordenadora de biologia: Sônia Lúcia Luqui da Silva e Maria Zenilda Chmulek

Sala: 313d (ala ímpar - 3° andar)
Telefone: 41 3234 5658

 

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