Banda Sinfônica Bento Mossurunga

Em meados de 1950, a partir da iniciativa de estudantes do Grêmio Estudantil, foram organizadas atividades festivas para arrecadar fundos para a compra de instrumentos de percussão, desde então nasceu o grupo denominado posteriormente com o nome de “Bandinha Rítmica do CEP” que segundo os registros históricos realizou sua primeira apresentação no dia 27 de junho de 1959.

Em 1961, o Maestro Professor Fernando Fernandes Alves (“Maestro Português”), assumiu o grupo e alterou o nome para Fanfarra do Colégio Estadual do Paraná. Em 1963 o conjunto passou a ser denominado Fanfarra Bento Mossurunga.

Em 1971, a Fanfarra do Colégio Estadual do Paraná foi renomeada Banda Marcial do Colégio Estadual do Paraná, nome que manteve até 1985. A partir de então foram adquiridos novos instrumentos de palhetas (clarinetes e saxofones) e a Banda Marcial foi transformada em Banda Musical do Colégio Estadual do Paraná, recebendo a denominação “Bento Mossurunga”, em homenagem ao famoso compositor, músico e professor do Paraná.

No ano de 2008, com o incentivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, a Banda Musical Bento Mossurunga passa a ser Banda Sinfônica com um novo projeto de estruturação do trabalho, contando com instrumentos como Clarinete, Bass (Clarone), Trompas, Tubas, Tumbadoras, Bombo Sinfônico e Tímpanos, além dos instrumentos de sopro de Banda Musical.

Além do ensino regular de teoria musical, prática instrumental e ensaios gerais, as apresentações fazem parte integral na formação musical dos estudantes. A corporação apresenta-se nas diversas atividades do CEP e atende convites em Curitiba e Região Metropolitana. Desfila tradicionalmente no Centro Cívico, todo ano, em comemoração ao dia Sete de Setembro, abrindo o desfile das Escolas da Rede Pública de Ensino. Sua participação nos concursos e campeonatos é outra forma de incentivo e avaliação do desenvolvimento musical dos jovens músicos.

Em 2019, a Banda Sinfônica Bento Mossurunga completará 60 anos e por conta disso o Maestro Alessandro Gomes está trabalhando, com os cerca de 60 estudantes, em um novo repertório que envolve clássicos do cinema destacando a trilha sonora do filme E.T., Star Wars, Tubarão, Jurassic Park, Senhor dos Anéis, Rei Leão e outros. Destaque também para o estudo do compositor norte-americano Leroy Anderson (A máquina de escrever, relógio sincopado, solo para a lixa de papel).

 

Referências:

SCHAFFER , MARGARETE. Histórico da Banda Sinfônica Bento Mossurunga. Curitiba, 2018, no prelo.

PARANÁ. Colégio Estadual do Paraná. Projeto Político Pedagógico, Curitiba, 2017. Disponível em:< http://www.cep.pr.gov.br/arquivos/File/2018/Divisao_Educacional/PPP_2017_FINAL_MARCO2018.pdf> Acesso em: 22/03/2018.

Recomendar esta página via e-mail: