Técnico em Produção de Áudio e Vídeo

Perfil do Curso

A estruturação do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, implantado em 2006, visa ao aperfeiçoamento na concepção de uma formação técnica que articule trabalho, cultura, ciência e tecnologia como princípios que sintetizem todo o processo formativo.

O curso vem ao encontro da necessidade da formação do técnico numa perspectiva de totalidade, o que significa recuperar a importância de trabalhar com os alunos os fundamentos das artes, da cultura, da ciência e da tecnologia, dando sequência à aprendizagem da Base Nacional Comum do ensino médio, na forma subsequente.

Com uma grade curricular que inclui disciplinas de conteúdos instrumentais e outras finalísticas, o curso permite ao estudante, ao mesmo tempo que obtém os conhecimentos necessários para a compreensão do mundo audiovisual, realizar atividades práticas. Ao final do curso, por exemplo, como trabalho de conclusão são produzidos curtas-metragens, aptos para serem exibidos em sessões públicas e inscritos em festivais.

Vale destacar, por fim, que o setor do audiovisual vem crescendo no mundo inteiro, em especial no Brasil. Projeções oficiais e de profissionais e instituições da área incluem o país entre os cinco maiores mercados do audiovisual do planeta (leia aqui reportagem sobre esse levantamento). Isso sem contar as incontáveis oportunidades decorrentes do surgimento e consolidação das novas tecnologias de informação, que abrem campo para a produção independente. O curso busca formar técnicos preparados para atuar nessa amplo espectro em desenvolvimento.


Objetivos

a) Organizar experiências pedagógicas que levem à formação de sujeitos críticos e conscientes, capazes de intervir de maneira responsável na sociedade em que vivem;
b) Oferecer um processo formativo que assegure a integração entre a formação geral e a de caráter profissional de forma a permitir que o conhecimento científico e tecnológico orientem o fazer técnico;
c) Articular conhecimento científicos e tecnológicos das áreas naturais e sociais estabelecendo uma abordagem integrada das experiências educativas.
d) Destacar em todo o processo educativo a importância da preservação dos valores culturais e da solidariedade.


Dados Gerais

Habilitação Profissional: Técnico em Produção de Áudio e Vídeo
Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design
Forma: Subsequente
Carga Horária Total do Curso: 960 h/a - 800 h
Regime de Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, no período noturno
Regime de Matrícula: Semestral
Período de Integralização do Curso: mínimo de 01 (um) ano e máximo de 05 (cinco) anos
Requisitos de Acesso: Conclusão do Ensino Médio
Modalidade de Oferta: Presencial


Perfil Profissional

Dinamismo. Gosto pelas atividades culturais e artísticas. Imaginação e Criatividade. Gosto pela produção de fotos, filmes e vídeos. Atenção aos detalhes. sensibilidade artística e facilidade de comunicação.

O técnico em Produção em Áudio e Vídeo domina o conhecimento científico e tecnológico construídos historicamente que garante sua inserção no mundo social e do trabalho de forma crítica, com autonomia intelectual e moral. Colabora na captação de imagem e som, na ambientação, operação de equipamentos, por intermédio de recursos, linguagem e tecnologia dentro dos padrões técnicos dos diferentes meios de comunicação.

Colabora na investigação e utilização de novas tecnologias relacionadas com linguagem, tratamento acústico e de imagem, luminosidade, animação. Prepara material audiovisual. Elabora fichas técnicas, mapas de programação, distribuição e veiculação dos produtos e serviços de comunicação.

PLANO DE CURSO



Coordenador:
André Barroso da Veiga

Formação: Mestrando em Artes pela Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, possui graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná (2008) e graduação em Superior em Gravura pela Escola de Musica e Belas Artes do Paraná (2012). Pós graduado no curso de Especialização em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná (2012). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes do Vídeo, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação; Artes Visuais; Cinema e Vídeo; Teatro e Música.

contato: andrebarrosodaveiga@gmail.com

Pedagoga responsável: Elisane Fank

Horário de atendimento: 18h45 às 22h50
Sala 206 (ala par/2º andar)

Telefone (informações gerais): 3234-5610

Confira algumas produções das turmas no blog do curso: https://producaoaudioevideocep.wordpress.com/
 
 
Recomendar esta página via e-mail: