Centro de Memória

O Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná (CMCEP) é um órgão complementar subordinado à Direção Geral dessa instituição, com pessoal técnico, pedagógico e administrativo próprio, que objetiva preservar e divulgar a memória e a história do CEP. Ainda em processo de organização, se constituirá de acervos relacionados à memória e história do colégio, promovendo sua restauração, organização, conservação e divulgação. O eixo temático central das atividades do CM é a história e memória do CEP desde sua criação em 1846, como Licêo de Coritiba.

Pretende subsidiar estudos e pesquisas voltados à memória e história do CEP, ou outras relacionadas à História da Educação, por meio da disponibilização para consulta local de seu acervo, através da constituição de banco de dados do acervo para consulta. Poderá, também, organizar atividades ou eventos com finalidades pedagógicas ou culturais, bem como difundir a importância da preservação dos acervos escolares, da memória escolar e do patrimônio histórico escolar, aproximando o CEP da comunidade interna e externa.

Em 2006 teve início no CEP o projeto de pesquisa, cujo objetivo era analisar o tratamento dado, na trajetória histórica do Colégio Estadual do Paraná, ao arquivo escolar e ao Museu Guido Straube, quanto à relevância, conservação e uso. Com esse projeto verificou-se a necessidade de uma reorganização do acervo documental do CEP. Assim, foi composta uma comissão gestora com membros do colégio e a participação da SUDE/SEED através do projeto Museu da Escola e da Linha de Pesquisa em História e Historiografia da Educação da UFPR. Em 2009 mudou-se o foco do projeto para a criação do CENTRO DE MEMÓRIA do CEP que abrange o entendimento de todo o Colégio como espaço de memória.

memoria
Recomendar esta página via e-mail: