Escolhinha de Arte

ARTES VISUAIS

A linguagem visual é uma das primeiras formas de expressão humana, precedendo até mesmo a escrita. No princípio as figuras reais eram representadas de forma sintética, incorporando a linguagem, posteriormente a arte passou a ser uma cópia perfeita da realidade tridimensional. A pintura moderna é fruto da consciência de que a arte tem seus próprios padrões e de que a beleza é uma questão de linguagem e não da apropriação dos padrões da natureza.

Artes Visuais Artes Visuais

Modulados Disponíveis

- Desenho e Pintura

- Desenho P/ Prévias

- Desenho de Observação

- Gravura

- Maquetaria - É uma atividade livre da ESCOLINHA DE ARTE do CEP, criada em 1978. Dirigida a alunos do ensino médio, Curso Técnico em Edificações, comunidade e a pessoas que tenham afinidade para o DESENHO e pretendam cursar, Engenharia, Arquitetura, Desenho Industrial, Escola de Belas Artes ou qualquer área da criação.O curso aprimora a percepção espacial, a criatividade, a sensibilidade individual, concentração e técnica e oferece noções básicas de desenho arquitetônico e prepara o aluno para a escola superior e também é um curso técnico básico na área do maquetismo.

Maquete do CEP Maquetaria
Maquete do CEP em escala 1/250
feita em 1996.

DANÇA

Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música.
O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza.
É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação.

Dança Dança

http://www.significados.com.br/danca/


MÚSICA

No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios. No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.
A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região. A música é um veículo usado para expressar os sentimentos.

Musica Música

http://www.significados.com.br/musica/

Modulados Disponíveis

- Aula de Instrumentos de sopro, tais como: Trompete, Trombone, Tuba, Bombardino, Saxofone, Flauta, Transversal, Clarinete, entre outros.

- Coro

- Prática de Banda Musical- Aula de Instrumentos de sopro, tais como: Trompete, Trombone, Tuba, Bombardino, Saxofone, Flauta, Transversal, Clarinete, entre outros.

- Piano

- Técnica Vocal / Expressão Vocal

- Teoria Musical

- Violão - O Curso é ministrado pelo professor Jonas Nascimento/91.
O Curso oferece ao aluno a oportunidade de aprender teoria e desenvolver a prática de violão popular. No desenvolvimento da teoria o aluno aprenderá a ler partituras e cifras. O repertório é bem diversificado com músicas de gêneros, tais como: Rock, Bossa Nova, Samba, Choro, Baião, Forró, Sertanejo, Guarania, entre outros.

- Violino



TEATRO


Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas.
É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.
Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos.
Existem muitos gêneros de teatro, dentre os quais destacam-se: auto, comédia, drama, fantoche, ópera, musical, revista, tragédia, tragicomédia.

Teatro Teatro

http://www.significados.com.br/teatro/

Recomendar esta página via e-mail: