Um Gigante Pra Chamar De Nosso Nas Olimpíadas 27/09/2021 - 18:10


Nosso Gigante nas Olimpíadas!


Conheçam Ronan Cordeiro, ex estudante do Colégio Estadual do Paraná que conquistou o 5º lugar nas últimas  Olimpíadas de 2020 em Tóquio, modalidade Paratriatlo. Na última sexta-feira, o atleta visitou os espaços do Colégio e com muito carinho reviveu algumas rotinas no Centro Esportivo, relembrando com saudades a sua passagem por aqui. 

Ronan ressalta que, no Estadual, teve as suas maiores oportunidades de vida, de começar no Esporte a aprender línguas novas, e isso foi um diferencial para saber escolher os caminhos certos. Ele lembra com carinho de 2012, onde ao lado da professora Marcia Regina Horst Bonse conquistou o 1º lugar do Campeonato Brasileiro das Paraolimpíadas Escolares em São Paulo. 

A professora, conhece bem do estudante Ronan, o garoto que procurou a equipe de Esportes do Colégio devido ao interesse nas atividades ofertadas. “Conseguimos com o tempo, levá-lo a seguir um bom caminho”, ela afirma que ele é fruto da estrutura que o Colégio pode oferecer, das participações em Jogos Escolares e depois das convocações para os Jogos Escolares Brasileiros. 

Importância da estrutura


O aluno com habilidade esportiva, encontrando estrutura na própria escola vai ter muito mais chances de se desenvolver efetivamente porque terá em um único ambiente toda a estrutura. Poderá estudar e praticar a sua atividade esportiva, não precisando se deslocar até outra instituição ou fazer investimentos. Também, poderá gerenciar melhor as questões envolvendo estudo e eventos esportivos, pois a equipe pedagógica e esportiva estará trabalhando de modo conjunto com o aluno e sua família, dando todo o suporte. 
Também tem melhor acesso e participação em competições de nível escolar, que hoje são a base dos programas públicos de incentivo ao esporte.

A professora Laureci Schmitz, atual Diretora Geral do CEP reconhece, valoriza e investe na prática esportiva entre os estudantes, pois vivenciou isso durante a sua formação estudantil, como atleta de equipes de Vôlei e enfatiza o quanto é trabalhado nos Esportes questões de foco e coletividade no desenvolvimento humano dos jovens.
O desenvolvimento do Esporte na vida estudantil é a melhor parte deste tipo de investimento, afirma a professora Marcia. "O aluno-atleta é um aluno muito mais integrado a instituição escolar, passa a ter a noção de pertencimento, e é muito mais focado em sua vida e objetivos. O aluno-atleta tem um bom rendimento acadêmico, e pode ser cobrado por isso, também é um jovem que dificilmente desenvolverá problemas relacionados à saúde e segurança pública. Pois o jovem vai ter uma boa formação psicológica, sabendo superar as questões relacionadas à frustração, perda e ganho, valores essenciais para sua vida adulta, bem como estará ocupado com atividades seguras que o levam a um desenvolvimento saudável."


Ronan gostaria muito de se tornar uma referência para os jovens, crianças, deficientes.  Assim, deixa um recado para os estudantes do CEP. "Aproveitem cada momento, as oportunidades, pois o Colégio ensina muita coisa, principalmente quanto a formação humana, podem ter certeza que vão levar isso pra vida!"

 

CEP