Skate, Dança e Esgrima – Esporte, cultura e arte na Educação Física 14/12/2021 - 11:14

As aulas de Educação Física dos 6ºs anos foram encerradas com eventos memoráveis, dignos de celebração. Com o intuito de retomar conteúdos trabalhados apenas online e como forma de encerramento, os estudantes foram agraciados com a visita de personalidades do skate, da dança e da esgrima. Na quinta-feira, 02/12, os discentes receberam a presença dos skatistas Mike Vieira, Heverton Freitas e Matheus Costa, do projeto Anjuss em Ação. Os atletas ministraram uma oficina sobre o esporte, elucidando dúvidas, curiosidades e particularidades próprias de sua rotina com o skate. Para Mike, foi um dia inesquecível, pois “conversar com os alunos sobre um esporte que passou de marginalizado a olímpico, fazer com que esse esporte chegue dentro de uma escola como o CEP, mostrar um pouco do que é andar sobre as quatro rodas, é uma das maiores satisfações que nós podemos ter. Senti que os estudantes tinham uma grande capacidade, deu pra perceber que houve um grande avanço já no primeiro encontro, o que nos motiva a continuar, e quem sabe um dia possam surgir grandes campeões dessa escola de tão grande protagonismo.”


Na sexta-feira, 03/12, foi a vez do Hip-Hop, escolhido para retomar o conteúdo Dança, trabalhado apenas virtualmente.


Arthur Henry, egresso do CEP e estudante de Dança na FAP, ministrou a oficina, que teve vários pontos positivos, “estar pisando novamente no CEP, num novo CEP, foi muito emocionante e gratificante, assim que dei meu primeiro passo ali dentro, passou o filme da melhor fase da minha vida, pois pisar no CEP com um ‘calçado’ de professor foi um sonho, um ex-aluno convidado a dar aula, foi maravilhoso. Sou grato à professora Michele que enxergou em mim algo que até eu duvidava: o amor pela dança. Investiu em mim, me deu suporte, confiança, esse é o maior investimento que alguém pode fazer por alguém. Estar ali, então, novamente, vendo o uniforme azul, a camiseta branca, é um flashback, um prazer. Só de ver esse uniforme já me emociono, imagine ali dentro, com a galera. Além do mais, os estudantes me viram como referência, pois sou um ex-aluno. Vi que há muitos artistas ali”.


Com a intenção de retomar o conteúdo Lutas, a esgrima encerrou na quinta-feira, 09/12, a série de oficinas oferecidas. Os atletas Gabriel Assis, ex-CEP, e Alexandre Camargo, atleta olímpico, ambos da Seleção Brasileira de Esgrima e professores na Academia Mestre Kato (AMK), conversaram com os participantes sobre o alcance, a especificidade e o valor deste esporte. Para Alexandre foi também um momento enriquecedor, pois “inicialmente explicamos um pouco sobre esgrima, depois fomos comentando questões mais aprofundadas, mostramos as armas, os demais equipamentos, alguns movimentos fundamentais, simulamos alguns combates”. Acrescentou o esgrimista que o momento foi importante porque “muitas crianças na oficina já demonstraram certa aptidão para o esporte, então você fica imaginando, poxa se essa criança continuasse na esgrima daria certo, o que falta é incentivo. Foi uma experiência bacana, nunca havia trabalhado com crianças tão novas, foi muito gratificante.”


Vale lembrar que mais dos que se movimentar, as atividades foram desenvolvidas tendo por perspectiva desenvolver conhecimentos históricos e sociais construídos pela humanidade, como afirma a professora Michele Lima, de Educação Física: ‘O homem enquanto ser histórico torna-se homem a partir das múltiplas experiências, noções e habilidades que vai adquirindo ao longo de sua existência”.
Que o digam os alunos dos 6°s anos, agora com mais estes três esportes em seu repertório cultural.

GALERIA DE IMAGENS

  • Skate, Dança e Esgrima – Esporte, cultura e arte na Educação Física
    Skate, Dança e Esgrima – Esporte, cultura e arte na Educação Física
    Skate, Dança e Esgrima – Esporte, cultura e arte na Educação Física
    Skate, Dança e Esgrima – Esporte, cultura e arte na Educação Física
    Skate, Dança e Esgrima – Esporte, cultura e arte na Educação Física
    Skate, Dança e Esgrima – Esporte, cultura e arte na Educação Física