Selo Comemorativo celebra 35 anos do Centro de Línguas CELEM/CEP 27/08/2021 - 21:03

Dentre diferentes atividades curriculares e extracurriculares ofertadas no Colégio Estadual do Paraná (CEP), estão os Cursos de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), e conforme sua história, em 17 de novembro de 1982, com a publicação da Resolução nº2971/1982, foi aprovada a criação do Centro de Línguas Estrangeiras do Colégio Estadual do Paraná (CELI/CEP) com a oferta dos Cursos de LEM-Alemão, LEM-Espanhol, LEM-Francês e LEM-Inglês. Com essa aprovação, o CELI/CEP tinha como meta a superação de uma hegemonia linguística. [...] Com base no modelo do CELI/CEP e a partir das ações conjuntas entre as Associações de Professores de Línguas Estrangeiras do Estado do Paraná (APPLA-Alemão, APEEPR-Espanhol, APFPR-Francês e APIPR-Italiano) e sociedade em geral, foram reivindicadas políticas públicas e plurilinguísticas para o ensino de LEM, criando-se em 15 de agosto de 1986, através da Resolução nº3546/1986, o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) [...] rompendo com as práticas linguísticas hegemônicas e monolíngues, sobretudo democratizando o acesso dos estudantes e comunidade ao estudo das diferentes línguas, culturas e etnias.

Em funcionamento desde sua criação em 1986, o Centro de Línguas CELEM/CEP, neste ano de 2021, completou 35 anos de atendimento à população curitibana e região, portanto não é um simples projeto e/ou programa, mas um CENTRO DE LÍNGUAS que possui características e especificidades de organização e estrutura próprias que o difere do Ensino Regular e vai ao encontro do Artigo 23 disposto na Declaração Universal dos Direitos Linguísticos o qual reitera que “a educação deve estar sempre a serviço da diversidade linguística e cultural e das relações harmoniosas entre diferentes comunidades linguísticas do mundo todo” (OLIVEIRA, 2003, p. 03).

Em comemoração a esses 35 anos, várias ações estão planejadas, entre elas, a Coordenação CELEM/CEP oportunizou no período de 24 a 26 de agosto de 2021 uma Consulta aos/às estudantes matriculados/as nos Cursos de LEM-Alemão, LEM-Espanhol, LEM-Francês e LEM-Japonês e seus/as professores/as e pedagogas, para escolha do Selo Comemorativo via votação Google Forms entre duas opções (Opção 1 e Opção 2) estimulando ainda mais o seu pertencimento ao CELEM/CEP pois esses/as estudantes também fazem parte dessa história. 

O selo personalizado apresenta uma arte estilizada composta pelo logo do CEP, representando o Colégio Estadual do Paraná inserido no contexto sociocultural e linguístico de Curitiba, Paraná, Brasil, bem como o uso de elementos representativos de algumas outras línguas e, portanto, culturas, ofertadas nos Cursos do CELEM/CEP. O selo possui como fundo o planeta terra e contém uma faixa com a inscrição “1986-2021 – 35 ANOS DE CELEM/CEP”. Sobre a identificação desses elementos interculturais, serão disponibilizadas informações e curiosidades no decorrer das próximas semanas dentro das ações planejadas. No que se refere à produção das duas opções de Selo, essas foram elaboradas pelo Setor de Comunicação do CEP, a partir de contribuições dos/as professores/as, pedagogas e coordenadores/as do CELEM/CEP. 

Assim, os/as Coordenadores/as do CELEM/CEP, Prof Fabíola-Davis Siquara Amaral, Prof Gilson Rodrigo Woginski e Prof Roberto Oliveira Souza Junior, agradecem a participação de todos/as os/as envolvidos/as, bem como tornam público o resultado dessa Consulta no qual a “Opção 1” obteve 51% dos votos e a Opção 2 obteve 49% dos votos. Eis, portanto, o Selo Comemorativo aos 35 anos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Colégio Estadual do Paraná:

 

Celebra 35 anos do Centro de Línguas CELEM/CEP