RESUMO: Reunião do Conselho Escolar – 12/08/2019 16/08/2019 - 16:30

REUNIÃO DO CONSELHO ESCOLAR – 12/08/2019

INFORMES E DELIBERAÇÕES

Item de pauta:

1 - Inserção do Estágio obrigatório e não obrigatório no Projeto Político Pedagógico - PPP e Regimento do Colégio.

A reunião extraordinária convocada teve como objetivo validar as adequações realizadas no Projeto Político-Pedagógico/Proposta Pedagógica Curricular e no Regimento Escolar no que se refere à organização da oferta do Estágio não-obrigatório e obrigatório, considerando o Ofício n° 066/2019 – DEDUC/SEED. As adequações dos documentos oficiais para a inserção da organização da oferta do Estágio não-obrigatório e obrigatório decorrem da necessidade de implementar os dispositivos previstos na Lei n° 11.788/2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, estabelecendo-o como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, cujas atividades devem estar adequadas às exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento cognitivo, pessoal e social do educando. Ressalta-se que a falta de inserção da organização do Estágio não-obrigatório nos documentos oficiais da escola tem ocasionado problemas para as empresas concedentes de estágio, bem como para a escola. As alterações para inserção do Estágio obrigatório nos documentos oficiais do Colégio se referem ao objetivo da oferta, concepção e contextualização curricular, presente no Plano de Estágio de cada curso técnico integrado e subsequente, descrição da operacionalização, acompanhamento e avaliação dos estágios obrigatórios, indicando as atribuições do setor de estágio, supervisor e coordenador de estágio e do estudante. As alterações para inserção do Estágio não-obrigatório nos documentos: Projeto Político-Pedagógico/Proposta Pedagógica Curricular e Regimento Escolar se referem: a) Marco Conceitual: objetivo da oferta, concepção, contextualização curricular (PPC); b) Marco Operacional: operacionalização, avaliação e acompanhamento do estágio. A Professora Pedagoga Raquel Aline Zanini, responsável pelo setor de estágio do Colégio Estadual do Paraná, procedeu com toda a contextualização e explicações, prestando todos os esclarecimentos em relação à inserção/adequações do estágio não-obrigatório e obrigatório nos documentos oficiais do Colégio. Por unanimidade, as adequações anexas foram aceitas por todos os Conselheiros presentes, ficando, desse modo, as atividades de Estágio obrigatório dos Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes e de Estágio não-obrigatório incluídas no PPP/PPC e Regimento Escolar, conforme prevê a Lei n° 11.788/2008 e o Ofício n° 066/2019 DEDUC/SEED.

*** ANEXO DO RESUMO DA REUNIÃO DE 12/08/2019 ***

Tânia Maria Acco