Na última semana de aulas, estudantes visitam o Museu do Holocausto 17/12/2019 - 18:30

Os estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP) estiveram no Museu do Holocausto, em Curitiba, nesta última segunda-feira (16) do ano letivo de 2019. A visita faz parte da etapa final do projeto “Aprendendo Inglês pela História”, que tem como objetivo o ensino da língua inglesa e o envolvimento dos estudantes em eventos que mostram fatos e momentos que marcaram a história da humanidade.

A ação busca dar oportunidades aos estudantes de praticarem a conversação em inglês e ampliar conhecimentos em assuntos relacionados com a Segunda Guerra Mundial. “Um tema sempre presente no exame nacional do ensino médio, o Enem, e nos vestibulares”, disse o professor de História Rubens da Silva Tavares.

O projeto também prevê aulas no teatro e no cinema, além da leitura de livros para formar grupos de discussão em torno dos assuntos relacionados com a guerra. “Neste ano, fizemos a leitura do Diário de Anne Frank para posterior debate nas turmas de conversação”, explicou a professora de Inglês Patrícia Santana.

ETAPAS – Já no início do projeto, o holocausto foi escolhido como tema das aulas teóricas. O campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, foi apresentado em uma palestra ministrada em inglês pelo jornalista Zac Lucatelli. "Os estudantes ficaram impressionados com os relatos e as imagens das marcas deixadas pelas vítimas do holocausto", lembrou a professora.

Leia: Em sala de aula, estudantes participam de um bate-papo em inglês.

Em outra fase do projeto, os estudantes foram à Cinemateca de Curitiba, onde assistiram ao documentário “Itálicos”, dirigido por Otávio Zucon, que mostra a saga dos imigrantes italianos que chegaram em Curitiba, no período pós-guerra.

"Nessa ocasião, os estudantes treinaram o idioma estrangeiro em debates realizados para análises comportamentais", disse Patrícia. Um exercício que, segundo a professora, foi necessario aos estudos de psicologia, em atendimento aos estudantes do Curso Técnico em Secretariado.

Assista ao vídeo: Turma de Secretariado na Cinemateca.

Da visita ao museu, participaram os estudantes das turmas A, B, C, D, E, F e K. Confira abaixo o filme sobre a visita ao Museu do Holocausto em 16 de dezembro de 2019.

***

GALERIA DE IMAGENS