Laços pela Paz - Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres 08/12/2021 - 19:46

Foi comemorado, no dia 6 de dezembro, o Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Esta data foi instituída por meio da lei n° 11489/2007, inspirada nos lamentáveis eventos ocorridos em Montreal, em 1989, quando Marc Lepine, de 25 anos, invadiu a Escola Politécnica local e atirou contra as estudantes que cursavam engenharia, considerado pelo assassino um curso apenas para homens. Houve 14 mortes, o que motivou um grupo de homens canadenses a criarem a Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign). 
Inspirada nesse movimento e na conscientização dos estudantes, a professora Eliana Maria dos Santos, de Sociologia, propôs à turma do 1º ano Técnico em Teatro que amarrassem laços brancos nas árvores e postes em frente ao chafariz do CEP, valorando e perpetuando a campanha. Para tanto, houve previamente um debate em sala sobre a importância de movimentos e gestos como esses. 
Para os estudantes o momento também foi agradável e digno de memória. Jeanpaolo Manoel Bimbatti Stadler achou o evento bem legal, “foi muito importante conhecermos um pouco mais sobre o dia do laço branco, senti que nem todos os homens fazem o mal, alguns querem ajudar a lutar contra essa injustiça”, afirmou. Para Arthur Wichert Bandoch, também aluno da turma, a atividade foi relevante, “ainda mais nesses tempos em que a onda de violência contra a mulher tem sido bem recorrente”, enfatizou. Ao ser questionado sobre o que sentiu com esta atividade, o discente foi categórico: “senti uma sensação de que eu estava fazendo o certo e minha turma também”.


Aplausos! Que os laços brancos estejam não só entre as árvores, mas entre nós!

 

Direção Geral

Equipe de Gestão 

CEPCOM