Grupo SimulaCep fecha o ano com chave de ouro 18/12/2019 - 12:30

Em 2019, foi criado o primeiro grupo de Simulação do Colégio Estadual do Paraná – o SimulaCep – com o principal objetivo de preparar atores e atrizes para atuarem em cenários de simulação médica em educação na saúde. A ação é uma prática interdisciplinar que se utiliza dos conhecimentos nas áreas da ciência, saúde, ensino e teatro, aplicada como apoio didático e pedagógico em cursos do Ensino Médio Integrado, graduações, pós-graduações e aperfeiçoamentos técnicos na área da saúde.

O primeiro grupo é composto por cerca de 50 estudantes de teatro, com formação no próprio Colégio. O grupo é coordenado pela professora e mestre em Teatro Raquel Júlio Mastey. ““Este grupo fecha com chave de ouro os trabalhos práticos deste ano, com previsões de muito mais produções no ano que vem”, avaliou a Coordenadora.

Ela explicou que alguns alunos e alunas participaram, ainda neste ano, da oficina sobre Simulação: Preparação de atrizes e atores realizada na Universidade de São Paulo (USP). “E outros foram à Universidade Federal do Paraná, onde participaram de reuniões nos departamentos de Medicina e de Enfermagem”, disse.

Raquel ainda lembrou que duas alunas participaram como atrizes da Simulação da Feira de Profissões da Graduação de Enfermagem de Araucária (Unescear). “Um privilégio para nossas artistas, que já colocam em prática tudo que aprenderam ao longo do ano”, concluiu.