Futebol Feminino do CEP: uma goleada de vitórias 17/12/2021 - 17:50

O futebol feminino do CEP é exemplar e singular. Não só pela excelência de sua coordenadora, Daniely de Quadros, também treinadora da Seleção Brasileira Feminina de Futsal, mas sobretudo pela formação propiciada aos atletas e, mais ainda, em específico, pela geração vitoriosa surgida entre as estudantes do CEP.

As equipes de futsal e futebol feminino estiveram representando o CEP em 20 pódios em 2021, conquistando 10 títulos, 6 vice-campeonatos e 4 terceiros lugares de competições nacionais, estaduais e regionais.

Como afirma a professora Daniely, “Essa geração 2004/2005 está finalizando um ciclo muito vitorioso dentro do CEP. Essas meninas que começaram a disputar competições com 11 anos de idade, encerram seu ciclo escolar de quase 6 anos, agora já com 17 anos, com nada menos do que 4 títulos paranaenses, sendo dois escolares, um sub14 e um sub17, e dois títulos de clubes, sendo um sub13 e um sub15, e com um vice-campeonato nacional.”

Os números não param por aí, tampouco os títulos, mas para se chegar a estes resultados foi preciso muita luta, inclusive neste ano tão atípico: “Como as competições voltaram apenas em maio, o calendário ficou apertadíssimo, os jogos e viagens transformaram-se em uma grande maratona e uma prova de resistência”, afirma a docente.

Para as estudantes, fazer parte desse time, é uma conquista que lhes enche de gratidão e orgulho, como afirma a atleta Giovana Vitória Pereira Araújo: “Fazer parte desta família é simplesmente incrível! É a família que o futsal me deu, tê-las no dia a dia faz muita diferença, meu sonho sempre  foi ser profissional dentro do esporte, como o de muitas meninas, e uma ajudando a outra, vamos chegar onde tanto sonhamos”.

Para outra atleta, Maria Eduarda Savedra Trevisan, apesar das várias competições, das arrecadações de dinheiro para as viagens, “participar do futebol feminino é um grande desafio, passamos por dificuldades, entre outras coisas, mas tem seu lado bom também, onde convivemos com pessoas importantes, vemos o esporte feminino crescendo cada vez mais. Meu sonho é ser uma grande jogadora. Sou muito grata por ter representado o futebol feminino pelo CEP.”

Enfim, resta-nos torcer para que continuem a vir gerações vitoriosas, mas principalmente para que o esporte continue a transformar vidas, como afirma a coordenadora: “Só tenho a agradecer cada atleta, cada pai e cada mãe, assim como agradecer a direção e a Coordenação do CEP que entendem a importância do uso do esporte como ferramenta de transformação, porque tenho certeza que essas meninas não levam dessa escola apenas medalhas e troféus, mas sim ensinamentos, vivências, oportunidades e aprendizados que compartilharão com a sociedade, contribuindo para que possamos ter cada vez mais pessoas que sonhem, que pensem e se coloquem no lugar das outras, que saibam e  acreditem que é possível fazer um mundo melhor.”

De fato, o CEP é referência na formação de atletas em vários esportes. Que venham as goleadas!