EMD CEP 2021/2022 20/11/2021 - 07:30

A Equipe Multidisciplinar (EMD) do Colégio Estadual do Paraná (CEP) tem por finalidade conduzir, encaminhar, auxiliar e propor o desenvolvimento de ações pedagógicas referentes às Relações Étnico-Raciais via a implementação do ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena ao longo do período letivo em consonância com as Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008, bem como com o Projeto Político Pedagógico (PPP) do CEP e demais normativas da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

As instituições de ensino, assim como o CEP, devem garantir que as Disciplinas Curriculares da Matriz Curricular contemplem, obrigatoriamente, ao longo do ano letivo, conteúdos e temas na perspectiva de proporcionar aos/às estudantes uma educação compatível com uma sociedade democrática, multicultural e pluriétnica porque “para termos uma sociedade mais justa e igualitária, temos que mobilizar todas as identidades de raça branca e negra para refletir sobre raça e racismo e fazer um trabalho crítico no contexto escolar em todas as disciplinas do currículo escolar” (FERREIRA, 2014, p. 250).

A EMD/CEP, pautada em seu Plano de Ação, busca a promoção de reflexões que assegurem a valorização e o reconhecimento da presença negra e indígena no espaço escolar e na sociedade como um todo. Dentre as ações, está a organização de práticas de acesso à (in)formação à Comunidade Escolar.

As ações objetivam a implementação conjunta, coletiva e colaborativa de caráter interdisciplinar que dialoguem e oportunizem o repensar dos próprios documentos oficiais e a elaboração de Práticas Pedagógicas potencializando reflexões e discussões sobre as Relações Étnico-Raciais no contexto escolar contribuindo, sobretudo, para a formação de cidadãos/ãs mais conscientes do seu papel em sociedade e com criticidade, capazes de problematizar e refletir sobre a estrutura e organização da sociedade.