DIA DE ESTUDO E PLANEJAMENTO - 2º Semestre 2021 27/07/2021 - 17:34

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO DIA DE ESTUDO E PLANEJAMENTO

Professores, agentes educacionais e membros das equipes de gestão e pedagógica do Colégio Estadual do Paraná (CEP) se reuniram entre segunda-feira (19) e terça-feira (20), de forma on-line e presencial para o início dos trabalhos pedagógicos previstos para o 2°semestre do ano letivo de 2021.” Durante dois dias, e com sessões nos períodos da manhã, tarde e noite, eles participaram das atividades da programação dos” Estudos e Planejamento”, que incluíram palestras sobre temas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem e de boas práticas na Educação.

Na organização do Trabalho Pedagógico foram abordados temas como a importância da comunicação e diálogo entre professores e equipe pedagógica. Encaminhamento das situações relevantes de estudantes para providências imediatas da equipe pedagógica. Fazendo uso dos diversos canais de Comunicação disponíveis entre Estudantes, Equipe Pedagógica e Professores.

No planejamento, a temática da organização do trabalho foi fortemente abordada e discutida pelos grupos, alertando para que no decorrer do processo seja possível organizar os trabalhos em torno de ações e datas previstas em Calendário Escolar. Também foi elaborado atividades adaptadas aos estudantes autistas. “Devemos entender o estudante como caso especial e que precisa de um olhar sensível e ação coerente com a condição de cada um (Inclusão) “. Debateram a importância de retirada e recebimento do material impresso para correção, avaliação e registro de notas no RCO. Garantindo de forma transparente o direito à informação aos estudantes.

A abordagem também ocorreu em torno dos Critérios, Instrumentos e Pesos de Avaliação definida no Plano de trabalho. A recuperação e 2 ª chamada foi discutida entre as equipes. Recuperar conteúdos e aplicar instrumentos ao longo do trimestre. Considerando as peculiaridades dos estudantes e aplicar diferentes instrumentos a diferentes estudantes.  Salientou-se também a importância de conferir os dados da turma. Verificar continuamente e depois conferir no final do trimestre.
Aproveitaram o momento também para destacar a importância do mural do Classroom, em especial atenção as informações postadas no mural atualizando e informando os estudantes o que será trabalhado em cada aula.

Direção Geral

Equipe Gestão