Com foco na aprendizagem, professores e agentes de educação participam dos Dias de Estudo e Planejamento 04/02/2020 - 23:02

Professores, agentes educacionais e membros das equipes de gestão e pedagógica do Colégio Estadual do Paraná (CEP) se reuniram entre segunda-feira (3) e terça-feira (4), no grande auditório do Teatro Guaíra, em Curitiba, para darem início aos trabalhos pedagógicos previstos para o 1°semestre do ano letivo de 2020.

Durante dois dias, e com sessões nos períodos da manhã, tarde e noite, eles participaram das atividades da programação dos “Dias de Estudo e Planejamento”, que incluíram palestras sobre temas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem e de boas práticas na Educação.

As saudações iniciais e boas-vindas foram dadas pela Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco, que aproveitou para repassar informações que norteiam o atendimento prestado à Comunidade Escolar, em todas as unidades que compõem o complexo de espaços reservados para realização das práticas pedagógicas.

“Com base na experiência anterior, adquirida em especial no ano passado, quando já trabalhávamos de forma descentralizada, procuramos avaliar possíveis fragilidades para, neste ano, intensificar ações que buscam preservar a qualidade do ensino e do atendimento em todas as unidades”, disse a Diretora.

Os esforços, segundo ela, precisam estar concentrados na aprendizagem, sem esquecer da manutenção da unidade institucional em todos os colégios. “Precisamos ter em mente que independente do espaço físico e das circunstâncias, somos sempre CEP, e nossos estudantes, que são a razão principal do nosso trabalho, precisam sentir-se como parte desta família que nos une nesse trabalho coletivo em favor da melhor formação”, falou a Diretora.

Como em 2019, neste ano farão parte do complexo para atendimento dos estudantes matriculados em cursos curriculares, os seguintes Colégios Estaduais: Tiradentes (CEP-Tiradentes); Amâncio Moro (CEP-Amâncio); Conselheiro Zacarias (CEP-Zacarias); e Instituto de Educação do Paraná (CEP-Instituto). Além desses, foi incluído neste ano o Colégio Estadual Guaíra (CEP-Guaíra).

“Em cada unidade haverá diretores e professores auxiliares responsáveis por solucionar os assuntos em suas respectivas unidades. O que inclui organização, tratativas com professores, pais e estudantes, logística e os encaminhamentos necessários”, acrescentou Tânia.

O atendimento aos estudantes matriculados nos cursos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) será feito no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes (CEP-Loureiro), no bairro Ahú. Já os inscritos em modulados ofertados pela Escolinha de Arte passam a ser atendidos no Colégio Estadual Rio Branco (CEP-Rio Branco), no Batel. Os projetos esportivos e culturais continuam sendo desenvolvidos em espaços cedidos por instituições parceiras.

ABERTURA – Com foco na aprendizagem e na formação de qualidade dos estudantes, na segunda-feira foram abertos os trabalhos da programação dos “Dias de Estudo e Planejamento do CEP”. A chefe de Divisão do CEP, Elisângela Belniak Hochuli, destacou a palavra “clareza” como tema direcionador das atividades previstas em toda programação.

“Nós, como educadores, precisamos conhecer bem nossa escola e ter clareza para onde vamos. Dessa forma, seguiremos todos para o mesmo lado”, disse Elisângela. O foco, segundo ela, e que não deve ser perdido, é sempre o estudante, com uma participação ativa dos docentes que devem estar comprometidos com o Plano de Ação da escola, e assim levar consigo o desejo de sempre fazer melhor pela educação dos aprendizes.

“Temos um quadro com excelentes profissionais em todas as áreas, e com maturidade e experiência necessárias para compreender, ainda mais, sobre o nosso papel dentro do processo educacional”, falou Elisângela.

PALESTRAS E ARTE – Pela manhã, no primeiro dia do evento, os inscritos assistiram a palestras e conheceram detalhes do “Projeto Jovem Defensor”, idealizado pelo defensor público Bruno de Almeida Passadore. O projeto foi lançado em 2019, no Colégio Estadual do Paraná, em uma parceria com o setor de projetos (PROCEP).

Ainda pela manhã, os participantes também conheceram os trabalhos realizados por professores pesquisadores. Alguns dos projetos mostraram, por exemplo, como a tecnologia serve como instrumento de apoio às metodologias de ensino. Outros abordaram como jogos educacionais podem ser usados como boas práticas pedagógicas em sala de aula.

No período da tarde, os participantes trocaram informações com a professora Joana Paulin Romanowski, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Ela promoveu um debate cujo tema foi “A prática docente e a formação dos professores”. Os profissionais da educação também assistiram a uma palestra ministrada pelo professor Valentim da Silva, com o tema: “Quem irá professorar os professores?”.

A programação da tarde foi finalizada com a apresentação do espetáculo “A Gente Se Acostuma...”, criado pelo Grupo de Dança Contemporânea do Colégio (DANCEP), com coordenação do professor Fernando Nascimento. Ao longo do dia, tanto no Teatro Guaíra como no Colégio Amâncio Moro, outras práticas pedagógicas bem-sucedidas também foram compartilhadas com os docentes.

A professora de Biologia Nives Jarochynski compartilhou com os colegas algumas experiências inovadoras colocadas como práticas pedagógicas, com excelentes resultados. Da mesma forma, o professor André Barroso demonstrou aos professores algumas vantagens da aplicação do cinema na educação, bem como do uso dos recursos audiovisuais em sala de aula.

SEGUNDO DIA - Na terça-feira (4), os professores se reuniram em grupos divididos por disciplinas para preparar o planejamento do primeiro semestre de 2020. Também reviram e discutiram o Plano de Ação do CEP, o Plano Trimestral e o Plano de Nivelamento proposto pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED).

Também no segundo dia, os agentes educacionais participaram de sessões de formação e oficinas no Teatro Guaíra. Pela manhã, assistiram a uma palestra sobre "Autoconhecimento", ministrada pelo professor Walmir Romanini, que é fisioterapeuta  e mestre em Ciências da Saúde, além de Coordenador de pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

A tarde, foi a vez da professora Tania Cristina Silva Barbieri falar sobre "Relacionamento e Saúde Mental". Formada em psicologa e mestre em Organizações e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná, ela repassou parte da sua experiência na área de psicologia do trabalho. A palestrante abordou temas relacionados com a gestão de pessoas, treinamento, liderança, gestão de equipe, vivências subjetivas e gestão por competências.

As atividades voltadas aos agentes educacionais foram supervisionadas por Ana Carolina de Lima Nascimento, da Coordenação Aliança Educativa da PUCPR. Ao final, todos os docentes e funcionários inscritos, e com presença efetiva, tiveram direito ao certificado chancelado pelo Núcleo Regional de Educação (NRE). Para os estudantes, as aulas começam nesta quarta-feira (5).

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