ACORDES HONROSOS - Banda Sinfônica do CEP Recebe Homenagem da ALEP 25/11/2021 - 20:20

 

ACORDES HONROSOS

A Banda Sinfônica do CEP foi agraciada nesta terça, 24, com um diploma de Menção Honrosa, concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná. A premiação teve o intuito de valorizar os 62 anos de existência da banda, completados em 2021. Surgida na década de 1950, como Bandinha Rítmica do CEP; logo em seguida passou à Fanfarra em 1961; e à Fanfarra Bento Mossurunga em 1963, uma homenagem ao músico, compositor e professor paranaense.
Em 1971, a Fanfarra se tornou Banda Marcial; depois, em 1985, passou a ser Banda Musical; até que em 2008, tornou-se Banda Sinfônica Bento Mossurunga, ao incorporar instrumentos de sopro de palheta dupla, como o Oboé e o Fagote, além dos já usados nas formações anteriores.
Durante estes sessenta anos, a Banda tem ensinado a prática instrumental, a teoria musical e também realizado ensaios gerais e apresentações em eventos regionais, estaduais e nacionais. Inclusive, em termos de premiações, acumula aproximadamente 60 títulos em campeonatos ao longo do país, sendo referência pelo trabalho desenvolvido com a música na escola pública.
Como era de se esperar, muitos estudantes que participam destes projetos seguem a carreira artística, pois despertam seu talento musical e optam por seguirem se aperfeiçoando. Para a aluna Malu Zanette Borba, “é ótimo participar da banda, desde o processo de criação até o resultado de uma gravação, exige responsabilidades, mas é muito satisfatório, amo representar esse colégio para todos os cantos em que nossos trabalhos chegam”.
Quanto ao repertório, a Banda Sinfônica executa composições eruditas, folclóricas, populares e outras mais ecléticas, como as recentes apresentações de trilhas sonoras de filmes renomados. 
Ao ser questionado sobre o reconhecimento dado ao trabalho exercido, o atual maestro, Alessandro Gomes, ressaltou “que se trata de uma conquista coletiva, em que várias pessoas foram necessárias e fundamentais, inclusive todos os gestores(as), professores(as), estudantes e demais colaboradores(as) que já passaram pela banda do CEP”. Também destacou que durante a pandemia continuaram a produzir de maneira virtual, fato registrado no documentário feito pelo cineasta Luiz Lepchak.
São os acordes do CEP harmonizando a vida de estudantes, profissionais e ouvintes em geral!

 

 

Banda Sinfônica CEP

Imagem: Assessoria de Imprensa ALEP 

 

 

 

Direção Geral

Equipe de Gestão

Banda Sinfônica Bento Mossurunga (CEP)

CEPCOM