08/10/2019

Em prova pública, estudantes estreiam espetáculo em Libras

Os estudantes do 4° ano do Curso de Teatro do Colégio Estadual do Paraná (CEP) participaram da prova pública com a estreia do clássico “Orfeu e Eurídice”, que conta a história dos mitos gregos em uma adaptação com direção do professor André Meirelles. A novidade ficou por conta da interpretação do elenco, feita também em Libras para tornar o teatro ainda mais inclusivo.

Vale lembrar que Libras é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

“É a arte sendo promovida para mais inclusão social, e que desde já convida a todas as pessoas a prestigiarem as próximas sessões que acontecem dentro e fora do Colégio”, disse o diretor. A primeira apresentação aconteceu, no saguão do CEP-CEP, na manhã desta terça-feira (8). O elenco é formado por estudantes que estão concluindo o curso de formação técnica integrado ao Ensino Médio.

PROGRAMAÇÃO – A peça também será apresentada em 17 de outubro, às 10h30, no Festival de Teatro de Pinhais. Em 31 de outubro, às 10h50, “Orfeu e Eurídice” em libras estará no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O espetáculo voltará a ser mostrado em outras três sessões no Teatro Cleon Jacques: em 14 de novembro, às 20h; e em 15 de novembro, às 16h30 e 19h30.

O Teatro Cleon Jacques fica na Avenida Mateus Leme, 4700, no bairro São Lourenço em Curitiba.

AGRESTE – E depois do sucesso do ano passado, e de outras 20 apresentações na capital paranaense e algumas cidades, está de volta o espetáculo “Agreste”, também com direção de André Meirelles. A reestreia foi nessa terça-feira (8), às 16h30, no saguão do CEP-CEP. A peça foi apresentada aos estudantes do Curso de Mestrado em Teatro da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Ao final da encenação, a sessão foi aberta para debantes com os convidados.

A peça “Agreste” será também apresentada em 17 de outubro, às 14h30, para o público do Sesi Paula Gomes, no bairro São Francisco em Curitiba. Depois disso, o espetáculo será mostrado em 24 de outubro, a partir das 18h, no Festival de Teatro de Pontal do Paraná, localizado no Litoral do Estado.