Notícias

10/09/2019

No Setembro Amarelo, estudantes se mobilizam em ações de prevenção do suicídio

O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é celebrado em 10 de setembro. Ao longo do mês, conhecido como Setembro Amarelo, os estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP) estarão envolvidos em diversas ações que reforçam a importância de falar sobre o tema.

Envolvidos na causa, e com apoio do Grêmio Estudantil do Colégio (Gecep), os estudantes providenciaram murais iluminados por lâmpadas amarelas e fixados em paredes dos corredores, em alguns banheiros e em algumas salas das unidades de atendimento no CEP-CEP e no CEP-Amâncio. Nos murais, foram afixados pepeis-adesivos (post-its amarelos), para que os próprios estudantes escrevam mensagens motivacionais e de incentivos em favor da vida.

“Neste pequeno gesto, quero dizer aos colegas que eventualmente estão passando por alguma dificuldade que não desistam de lutar, e que entendam que as experiências, mesmo quando difíceis, nos fazem pessoas ainda mais fortes”, disse o estudante Alexandre Ferreira Junior, do 2°E do Ensino Médio.

INFORMAÇÃO PARA PREVENÇÃO – Um grupo de estudantes também está entrando em sala de aula para falar da campanha de prevenção do suicídio. “Muito importante abordar esse assunto que muitas vezes causa polêmica e nem sempre é de fácil entendimento, mas que em um bate-papo pode estar ajudando quem está do nosso lado”, afirmou a estudante Emilly Cerpa Cerpas, também do 2°E.

Neste mês de setembro, o suícidio também está sendo tema para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em algumas disciplinas. Além disso, os estudantes deverão ainda participar de palestras no Colégio, ministradas por profissionais da psicologia que devem abordar as questões relativas ao tema, e apontar sinais indicativos do problema.

No Brasil, o Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil.

Quem precisa de ajuda também conta com apoio pelo telefone 188 do Centro de Valorização da Vida. Quer saber mais sobre o Setembro Amarelo, acesse: https://www.setembroamarelo.org.br/

Acesse também o GUIA INTERSETORIAL DE2019 - PREVENÇÃO DO COMPORTAMENTO SUICIDA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES (ECA; BRASIL, 1990, Art. 2º)

***

Fonte: Zac Lucatelli - Assessoria de Imprensa

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.