09/09/2019

Colégio Estadual do Paraná abre o desfile cívico-militar de 7 de Setembro

Mantendo a tradição, o Colégio Estadual do Paraná (CEP) abriu, no sábado (7), o desfile cívico-militar em comemoração aos 197 anos da Proclamação da Independência do Brasil. A comunidade estudantil do CEP mostrou na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico de Curitiba, alguns dos principais símbolos da sua história centenária, além da sua grandiosidade representada pela força educacional que é referência no Paraná.

Cerca de 20 mil espectadores, segundo estimativas da Polícia Militar, assistiram ao desfile e a passagem dos integrantes do Colégio, que também contou com as presenças da Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco, e do presidente do Grêmio Estudantil (Gecep), Thiago Leszczynski. Eles seguraram a faixa com o nome do Colégio que possui quase 5 mil estudantes matriculados.

“Importante para todos nós abrir mais um desfile de 7 de Setembro, que temos a oportunidade de mostrar o gigantismo do nosso Colégio, com toda representatividade estudantil presente nos cursos da Educação Fundamental, do Médio, do Médio Integrado e do Profissional, além de projetos pedagógicos que tornam o Colégio referência em Educação Pública de qualidade em nosso Estado”, disse a diretora.

Com participação de cerca de 220 membros organizados em setores, e acompanhados pela Banda Sinfônica conduzida pelo Maestro Alessandro Gomes, o CEP deu início ao desfile na avenida, sendo a primeira instituição pública a se apresentar diante da tribuna onde estavam presentes o Governador Carlos Massa Ratinho Junior e o Prefeito de Curitiba Rafael Greca, além de outras autoridades.

O CEP NA AVENIDA – Para abertura geral do desfile, foi anunciado o nome do Professor e Astrônomo José Manoel Luís da Silva, que é diretor e um dos fundadores do Observatório Astronômico e Planetário do CEP. Ele, que é um dos 22 cientistas a participar do Projeto Apollo, que levou o primeiro homem ao solo lunar, entrou no desfile com a Bandeira do Brasil. No mesmo pelotão, estudantes trouxeram as bandeiras históricas do Colégio Estadual do Paraná.

Os cursos profissionais do CEP também foram representados por estudantes devidamente uniformizados, conforme suas áreas de formação técnica. E para lembrar que o Colégio Estadual do Paraná passa pelo seu principal momento de restauração do prédio central, os estudantes do Ensino Fundamental, vestidos com capacetes da construção civil, apresentaram a faixa: “CEP 173 Anos – Um Gigante em Restauro”.

As diversas modalidades esportivas apareceram no desfile em vários momentos. As atletas da Ginástica Rítmica realizaram performances com bolas, arcos e encantaram o público com movimentos precisos feitos com os guarda-chuvas pintados nas aulas da Escolinha de Arte, que também foi representada por músicos, dançarinos, artistas, professores e funcionários.

O grupo do projeto Sedução da Linguagem Poética, da Coordenação de Língua Portuguesa, distribuiu poemas para o público presente. Outros elementos foram apresentados nos blocos com projetos do Centro de Memória, do Cepsustentável, e bandeiras estrangeiras dos Cursos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem). Além desses, foram exibidos personagens estilizados do Grupo de Teatro;  protótipos da Robótica,  foguetes do Planetário e, pelo Pertencep, os cartazes com desenhos dos personagens da primeira Revista do CEP em Quadrinhos.

As ações desenvolvidas em conjunto com órgãos da sociedade apareceram no pelotão do Procep (departamento responsável pelo desenvolvimento de projetos no Colégio). Entre outros, foram mostradas ações relacionadas aos projetos de Educação e Direitos Humanos (Jovem Defensor); de Educação Digital Consciente; e de Preservação e Proteção ao Meio Ambiente (Cuidadores do CEP e Jardins da Vida).

Para o desfile, o Procep ainda contou com a participação da Dra. Olenka Lins e Silva, da Defensoria Pública do Paraná, da Dra. Cineiva Tono, do Instituto de Tecnologia e Dignidade Humana; e da Coordenadora do Museu de História Natural do Capão da Imbuia, Patrícia Weckerlin e Silva. "Agradeço a todos pelo envolvimento nesta atividade cívica, em que o nosso Colégio pode demonstrar suas potencialidades que o faz ser reconhecido como um gigante da educação em nosso Estado", disse a professora Sônia Casatti, do Procep.

Para mais detalhes sobre o desfile, leia também: Desfile de 7 de Setembro reúne 20 mil pessoas em Curitiba.