Notícias

05/09/2019

Em etapa pedagógica, estudantes fazem desenhos ao estilo xilográfico

Os estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Paraná (CEP) concluíram mais uma etapa da atividade pedagógica que está destacando a Cultura Nordestina evidenciada por desenhos no estilo de xilogravuras e textos da literatura de cordel. Os trabalhos finalizados das turmas ganharam destaque nos murais dos corredores do Colégio, e serviram de pano de fundo para aulas de declamação e de leituras dos poemas.

“Mais uma etapa vencida do processo da aprendizagem em linguagem e literatura, que, neste caso, resgata os valores da cultura e da produção literária dos nossos irmãos nordestinos”, disse a professora Vivian Brunnquell, que é coordenadora do Ensino Fundamental. Os estudantes também se envolvem em desafios repentistas típicos da Região Nordeste.

Antes da produção dos murais, explicou, a ação, em uma primeira etapa, já havia provocado sensibilização dos estudantes que participaram do jogral. “Eles protagonizaram a leitura interpretativa dos textos da literatura de cordel”, disse. Os momentos dentro e fora de sala de aula foram ambientados pela música Asa Branca, de Luiz Gonzada O Rei do Baião, executada no violão, com arranjo ao som do triângulo.

A atividade pedagógica ainda prevê etapas futuras. Participam das ações estudantes do 7° ano que contam também com orientações de residentes do Curso de Formação Pedagógica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Leia também: Na Semana do Folclore, estudantes destacam a Cultura Nordestina.

***

Fonte: Zac Lucatelli - Assessoria de Imprensa

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.