05/09/2019

Bate-papo com artistas, oficina e visita ao museu marcam a semana dos estudantes do CEP

Os estudantes de teatro e de dança do Colégio Estadual do Paraná (CEP) participaram de um encontro com o ator, dramaturgo, diretor, cineasta e escritor Miguel Falabella e com o ator e fundador do Grupo Galpão Eduardo Moreira. O bate-papo com os atores aconteceu durante a II Conversarte, evento realizado no Pátio Batel, em Curitiba, na última segunda-feira (2), que também reuniu estudantes da Escolinha de Arte do CEP.

Além de abordar temas sobre a História do Teatro Brasileiro, os convidados também falaram sobre produções e montagens de espetáculos, além das superações enfrentadas pela comunidade artística, especialmente no início da carreira profissional. “O debate envolve nossa sobrevivência e formas de captar recursos para viabilizar as produções”, disse Falabella.

Do encontro também participaram o coordenador do Grupo de Dança Contemporânea do Colégio (Dancep), Fernando Nascimento, responsável pela distribuição dos convites para ingresso no evento. Também contou com a presença da coordenadora da Escolinha de Arte do CEP, Cristine Christofis de Amorim; e a professora de Teatro, Raquel Mastey, que é coordenadora do Curso Técnico em Teatro do Ensino Médio Integrado.

OFICINA NA USP – Na terça-feira (3), na capital de São Paulo, foi a vez da professora Raquel Mastey, na condição de pesquisadora de teatro, ministrar uma palestra com atividades em Oficina de Simulação Médica, em um evento promovido para os pesquisadores de teatro com nível de mestrado e doutorado da Universidade de São Paulo (USP).

Lá, foram repassadas informações sobre recursos do teatro que ajudam a implementar o pronto atendimento feito por profissionais da área da saúde. “A pesquisa em teatro na saúde é algo inédito, por isso, as performances também atendem demandas dentro dos consultórios, das clínicas e dos hospitais, contribuindo inclusive para o diagnóstico”, explicou a pesquisadora.

Para execução de atividades, a professora Raquel levou uma comitiva de estudantes de teatro que atuaram na condição de monitores. Eles aproveitaram o momento em São Paulo para se dividirem em dois grupos: um para visitar os estúdios da Rede Globo de Televisão, onde participaram da gravação do programa Altas Horas (que vai ao ar no proximo sábado, dia 7); e outro, acompanhado pela professora, visitou o Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista.