Notícias

23/08/2019

Na Semana do Folclore, estudantes destacam a cultura Nordestina

Os estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Paraná (CEP) destacaram a cultura da Região Nordeste durante as comemorações ao Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto. Ao som de Asa Branca, de Luiz Gonzaga O Rei do Baião, os alunos e alunas perfilados declamaram textos da literatura de cordel no ritmo mais nordestino, com acompanhamento e compasso dado pelo toque do triângulo.

As apresentações aconteceram nesta quinta-feira (22), e também na sexta-feira (23), no piso do 1° andar do prédio histórico do Colégio. “Uma atividade pedagógica que busca valorizar o folclore brasileiro e a rica produção cultural do nosso Nordeste”, disse a professora Vivian Brunnquell, que também é coordenadora do Ensino Fundamental do CEP.

Em estilo jogral, os estudantes foram organizados em grupos de declamação para execução de suas performances. “Cada fileira de estudantes ficou responsável pela interpretação de uma estrofe, de um total de 15 que completam o poema de cordel selecionado”, explicou Lívia Fialho, que é residente de Língua Portuguesa pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O tom nordestino da apresentação contou com a participação do músico Cleverson Honório no violão, e também de outros residentes que divulgam a cultura brasileira na escolas públicas durante a Semana do Folclore no Brasil. A ação também foi prestigiada pela Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco. 

"Todos estão de parabéns por esta iniciativa pedagógica que valoriza o conhecimento, a linguagem e, principalmente, a rica cultura dos nossos irmãos nordestinos", disse a diretora.

***

Fonte: Zac Lucatelli - Assessoria de Imprensa

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.