06/06/2019

Somos todos responsáveis pelo acompanhamento escolar dos estudantes

Pais, mães, responsáveis, direção, equipe pedagógica, professores e os próprios estudantes são responsáveis pelo acompanhamento escolar durante o ano letivo. “Todos estamos envolvidos neste processo de ensino e aprendizagem, cuja avaliação é uma prática pedagógica que faz parte do processo e tem a função de diagnosticar o nível de apropriação do conhecimento pelo estudante, além de possibilitar a reorientação da prática docente”, disse Elisangela Belniak Hochuli, chefe da Divisão Educacional do CEP.

Ela ainda lembrou de que o sistema de avaliação do Colégio Estadual do Paraná (CEP) é semestral, e que, portanto, o relatório de notas e frequência dos estudantes só é emitido nos meses de julho e dezembro. “Por isso temos tempo hábil para agir, com apoio e participação de toda a família”, afirmou.

Pensando nisso, após 60 dias de aulas, a equipe pedagógica junto com os professores realizaram o levantamento da situação dos estudantes. Durante algumas semanas, eles analisaram os resultados da aprendizagem e fatores que colaboraram ou interferiram no processo de ensino-aprendizagem.

“O objetivo foi diagnosticar a situação de cada estudante, para dessa forma garantir ações que possam melhorar, ainda mais, o processo da aprendizagem, bem como minimizar ou evitar situações que estejam atrapalhando neste processo”, disse a chefe da Divisão. “Por isso reafirmo, o envolvimento de todos é de fundamental importância nesta etapa de diagnósticos”, acrescentou.

EM TEMPO – Faltando aproximadamente 30 dias para o término do 1° semestre letivo, a equipe pedagógica se reuniu com alguns responsáveis por alunos e alunas do CEP, para dessa forma, e em tempo hábil para tomada de decisões, planejar e elaborar estratégias para trabalhos e ações que cumpram com os objetivos do ensino e aprendizagem.

Para o bom andamento do processo, é importante o frequente contato dos pais e responsáveis com a equipe pedagógica, além de manter o bom diálogo com os filhos e filhas matriculados na escola.