15/04/2019

Programação do fim de semana destaca a Lua em Quarto Crescente

O fim de semana foi de observações celestiais e atividades intensas da programação do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná (OACEP). Os visitantes puderam, na manhã do sábado (13) e na noite de domingo (14), acompanhar algumas palestras ministradas por professores astrônomos do CEP e acompanhar, pelo telescópio, alguns astros e fenômenos que ocorrem nestes dias do Outono.

A sessão pública do domingo teve como tema: Do Equador ao Polo Sul. A noite, pelo telescópio montado no pátio do Colégio, os participantes observaram detalhes da Lua que entrou, em 12 de abril, na fase do Quarto Crescente. “Apesar da chuva na tarde do domingo, a noite o céu ficou aberto, permitindo a observação do astro iluminado”, disse o astrônomo e professor Paulo Roberto Lagos.

Além do professor Paulo, as atividades do Planetário também são coordenadas pelos professores astrônomos José Manoel Luís Ungaretti da Silva e Amauri José da Luz Pereira. Também contou com o apoio do professor de Física Joélcio Kuroski.

As sessões são abertas para a comunidade. No Planetário também ocorrem aulas integradas com as disciplinas ofertadas aos estudantes dos cursos do Ensino Fundamental, Médio, Médio Integrado e do Técnico Profissional.

Além do Planetário, o OACEP também oferece atividades públicas no Observatório Astronômico Professor Doutor Leonel Moro, instalado em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba. No momento, as visitas ao Observatório estão suspensas, devido obras de melhorias que acontecem na edificação. Para conferir a programação 2019 no Planetário, acesse aqui!