Notícias

08/04/2019

De olho no céu, Planetário completa 41 anos

Neste ano, o Planetário Professor Francisco José Gomes Ribeiro, instalado no Colégio Estadual do Paraná, completa 41 anos. A estrutura que serve para os estudantes e pessoas da comunidade realizarem observações de fenômenos celestes foi criada em 27 de abril de 1978, durante a gestão do Diretor Geral do CEP, professor Osni Antonio Dacol.

Atualmente, as atividades do Planetário são coordenadas pelo grupo de astrônomos formado pelos professores José Manoel Luís Ungaretti da Silva, Amauri José da Luz Pereira e Paulo Roberto Lagos. Da programação, constam atividades integradas e voltadas aos estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Médio Integrado e Técnico Profissionalizante.

Além disso, o Planetário também abre para sessões com visitantes que assistem às palestras ministradas com apoio de aparelhos e instrumentos de projeção. Um deles é o modelo Zeiss, da indústria alemã, criado para projetar com fidelidade o céu do passado, do presente e do futuro. O equipamento recria o firmamento a partir de qualquer cidade brasileira, projetando o céu estelar, o sistema solar e outros fenômenos celestes.

O professor José Luiz da Silva explicou que o instrumento foi trazido ao Brasil para fundamentar a base da astronomia no Paraná. “É o único modelo ainda em funcionamento no mundo e ainda é usado por nós para os estudos de matemática, além da astronomia”, garantiu.

Além disso, o espaço foi modernizado com recursos tecnológicos e de mídias. A projeção de filmes é feita, por exemplo, pelo sistema digital “Full Dome”. Uma das atrações na sala do Planetário é a transmissão de vídeos produzidos pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Além do Planetário, o Colégio também mantém atividades no Observatório Astronômico Professor Doutor Leonel Moro, instalado em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba.

Para conferir a programação 2019 do Planetário, acesse aqui!

173 ANOS DO CEP – Em 2019, o Colégio Estadual do Paraná (CEP) comemora 173 anos. É a instituição de ensino mais antiga do Estado, fundada em 13 de março de 1846. O prédio histórico completou 69 anos de fundação, inaugurado em 29 de março de 1950.

Para comemorar o aniversário do CEP, o setor de Projetos do Colégio (Procep) preparou uma programação com diversas atividades que foram desde o lançamento de revistas à atrações artísticas e formação de rodas de conversas para contar a história do colégio centenário. Além disso, foram apresentadas ações para valorizar a preservação da memória e do patrimônio cultural e artístico da instituição.