Notícias

08/04/2019

Uma Escolinha que ensina a arte do encaixe das pedras

O quadro da “Bailarina” (ficha técnica), em exibição no primeiro andar do prédio central do Colégio Estadual do Paraná (CEP), é mais um trabalho concluído por estudantes do curso de Modulado de Mosaico de 2018, coordenado pela professora de Arte Rosângela Canetti. A obra entrou para o acervo de artes do Colégio, que se soma com outros trabalhos elaborados em modulados ofertados pela Escolinha de Arte do CEP.

Rosângela contou que o Modulado de Mosaico do CEP existe desde 2013. “De lá para cá, diversas obras foram elaboradas por esta técnica que faz o encaixe de pedras coloridas para compor formas e desenhos”, disse a professora. Segundo ela, a arte dos mosaicos é antiga, com histórico de cerca de 3.000 anos a.C. “Inicialmente tudo era feito com pedras coloridas que se encontravam na natureza”, acrescentou.

Com aperfeiçoamento das técnicas, os mosaicos sobreviveram no tempo, passaram pela cultura dos romanos e se destacaram como arte bizantina. “Os mosaicos enfeitavam as paredes das igrejas, davam brilho aos ornamentos da nobreza e serviam de peças decorativas nos palácios”, relembrou.

MODULADO – No Colégio Estadual do Paraná, a técnica é ensinada no Modulado de Mosaico da Escolinha de Arte, onde os alunos, com idade a partir dos 10 anos, participam das atividades que resultam na criação de quadros artísticos, trabalhos abstratos, utilitários, peças decorativas e outros itens. “Fazemos tudo que a imaginação permitir”, afirmou a professora Rosângela.

Inicialmente, os aprendizes se familiarizam com as ferramentas usadas para quebrar e cortar as peças que entram na composição. “Cada pedacinho é chamado de tessela, que cuidadosamente vai ocupar um espaço no desenho”, explicou.

Como matéria-prima, os estudantes também usam a cerâmica, pastilhas de vidro ou resina e, quando necessário, produzem o fusing (peças feitas a partir do vidro derretido em forno de alta temperatura). “Os participantes têm total liberdade para criar e dar vazão à imaginação”, garantiu a professora.

SERVIÇO – As vagas para participar do Modulado de Mosaico estão abertas para estudantes, ex-alunos e ex-alunas do Colégio, além de pessoas da comunidade (Confira os horários). Para se inscrever, acesse "Modulado de Mosaico" ou entre em contato com a professora Rosângela na Escolinha de Arte do CEP.

Fonte: Zac Lucatelli - Assessoria de Imprensa - CEPCom

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.