Notícias

27/02/2019

CEP lança revista que conta sua história em quadrinhos

O Colégio Estadual do Paraná (CEP) lança a sua primeira revista em quadrinhos que conta parte da história centenária da instituição, que é a mais antiga do Estado, fundada em 1846. Os eventos para apresentação da novidade literária acontecem neste mês de março, durante as atividades da programação comemorativa aos 173 anos do Colégio.

A revista “CEP: Uma história de aprendizagem e amizade” foi concebida a partir de um projeto desenvolvido com os estudantes da instituição em 2018, coordenado pelo Pertencep, departamento que promove o registro e divulgação da memória material e imaterial do Colégio Estadual do Paraná.

“Com muita alegria participo deste projeto construído com apoio de muitos colaboradores e incentivo de professores, pais e amigos que ajudaram a contar a história do nosso gigante”, disse o estudante Samuel Prado dos Santos, do Ensino Fundamental, autor do texto. As ilustrações foram feitas pela estudante Michele Carvalho de Souza, do Ensino Médio.

A revista possui 40 páginas, totalmente colorida, criada em estilo mangá e elaborada com lápis de cor e aquarela. Os exemplares serão apresentados à comunidade estudantil em 13 de março, data do aniversário do CEP, e colocados ao alcance do público no dia 15 do mesmo mês, durante a abertura da exposição realizada na Gibiteca de Curitiba, parceira na realização do projeto.

Projeto HQ – O trabalho para elaboração da revista em quadrinhos envolveu estudantes de todas as séries e turnos do CEP, além de professores e funcionários que contribuíram para a construção da história da instituição.

Para isso, foi aberto um concurso entre os estudantes para a escolha do texto (roteiro) e ilustração do material. A Gibiteca participou do projeto com oferta de oficinas e acompanhamento especializado das atividades, além de contribuir para composição das bancas para avaliação dos trabalhos.

“A ideia surgiu para oferecer aos alunos e alunas a oportunidade de mostrar o seu olhar acerca do Colégio Estadual do Paraná, apresentando a história do CEP de forma artística, com características juvenis, a partir da pesquisa e da troca de informações e conhecimentos”, explicou a professora Priscila Angélica Santos, coordenadora do Pertencep.

O resultado final é apresentado com uma história de aventura e personagens incríveis, entre eles Pedro, um estudante que viaja no tempo para encontrar outros estudantes do CEP, onde vivenciam momentos especiais que remontam a história do Colégio, de 1950 a 2018.

“Essa atividade artística mostra o universo e a trajetória histórica da nossa instituição, resultando na construção, registro e divulgação da memória do Colégio Estadual do Paraná”, concluiu a professora Priscila.

 

SERVIÇO

Lançamento da Revista do CEP em HQ

Data: 13/03/2019 - Horário: 20h30h

Local: Colégio Estadual do Paraná (Saguão/Térreo)

Endereço: Avenida Joâo Gualberto, 250 - Alto da Glória.

***

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO

Data: 15/03/2019

Horário: 19h

Local: Gibiteca de Curitiba

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - Centro.

***

Fonte: Zac Lucatelli - Assessoria de Imprensa - CEPCom

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.