Notícias

15/05/2018

40 ANOS DO PLANETÁRIO DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

O Planetário Professor Francisco José Gomes Ribeiro completou no dia 27 de Abril 40 anos de existência. O processo de instalação ocorreu no período em que o Professor Osni Antonio Dacol era Diretor Geral e assumiram como coordenadores os astrônomos Professor Leonel Moro e José Manoel Luís Ungaretti da Silva.

O Colégio Estadual do Paraná foi criado em 1846 com a denominação Liceu de Curitiba. Ao longo dessa história de 172 anos, por reformas de ensino, por diferentes perspectivas didático-pedagógicas, marcado por mudanças de sedes, destaca-se a construção de novas instalações para o ensino-aprendizagem dentre as quais a criação do Observatório Astronômico e do Planetário do Colégio Estadual do Paraná.

Em 1968, pela Portaria Interna nº 294, de 16 de setembro, foi criado o Observatório Astronômico, em 1970, a Direção do Colégio baixou a Portaria nº 51, de 30 de março, que outorgava a criação do Planetário do Colégio. Em 1988 foi assinado o Termo de Doação do terreno, em Almirante Tamandaré, para construção do Observatório Astronômico. No ano de 1993 foram entregues as obras de restauração total do prédio do Colégio, iniciadas em outubro do ano anterior. Em 10 de março de 1994 foi tombada a área física e o terreno do Colégio, pelo Patrimônio Público Histórico do Estado, através da Inscrição nº 118, Processo nº 03, e nesse mesmo ano inauguradas as instalações do Observatório Astronômico "Prof. Leonel Moro", iniciadas em 1993.

O Observatório Astronômico Professor Doutor Leonel Moro e o Planetário Professor José Gomes Ribeiro, do Colégio Estadual do Paraná, são ambientes dedicados ao ensino e à pesquisa da Astronomia. O Planetário, atende aos estudantes do Colégio Estadual do Paraná, diversas escolas da rede pública estadual de ensino e também da rede municipal, de forma gratuita durante todo o ano letivo. Desenvolve também trabalhos voltados para toda a comunidade escolar, com sessões abertas ao público em determinados finais de semana. As atividades são desenvolvidas em duas sedes: o Planetário, localizado junto ao prédio central do colégio, em Curitiba, e o Observatório, localizado em Campo Magro. As atividades são realizadas com os estudantes de acordo com as diretrizes e bases da educação.

O Planetário, local onde são organizadas sessões de caráter pedagógico para os estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Profissional, durante o decorrer do ano letivo. Possui capacidade de atendimento para 62 (sessenta e duas) pessoas por sessão. Além das atividades pedagógicas agendadas, o Planetário realiza Sessões Públicas para a comunidade curitibana, nas manhãs de domingo e nas noites dos primeiros sábados de cada mês.

No Planetário, onde se faz observação do céu com telescópios e a identificação de constelações, as atividades acontecem sob o monitoramento dos professores do Observatório. Quando as condições atmosféricas se apresentam muito adversas à observação astronômica, a programação é enriquecida com uma palestra pautada pelo uso de softwares livres sobre astronomia.

Em novembro de 2010 o Planetário passou por uma reforma quando suas paredes, que formam a pirâmide, foram impermeabilizadas para evitar infiltração, e suas poltronas foram substituídas por poltronas reclináveis, de forma a melhorar a percepção das constelações apresentadas nas sessões. Além disso, em dezembro de 2010, ocorreu a manutenção do Projetor ZKP-1, possibilitando o retorno de aulas para todas as turmas do colégio, no ano de 2011.

+ FOTOGRAFIAS AQUI!

 

Referências:

 

PARANÁ. Colégio Estadual do Paraná. Projeto Político Pedagógico, Curitiba, 2017. Disponível em:< http://www.cep.pr.gov.br/arquivos/File/2018/Divisao_Educacional/PPP_2017_FINAL_MARCO2018.pdf> Acesso em: 22/03/2018.

CACEP. Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná. Disponível em: Acesso em: 22/03/2018.

 

Fonte: CEPCOM

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.