06/04/2018

Palestra sobre "Abelhas Indígenas sem Ferrão”

Nos dias 04 e 05 de abril, a convite das professoras Telma e Samyra de Lourdes Stephan, do Colégio Estadual do Paraná, o professor e discente do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola - Programa de Pós Graduação em Ciência de Solo da UFPR - Litoral, ministrou a palestra com o tema: "Abelhas Indígenas sem Ferrão (AISF), Tipos de Solos e Processos Ecossistêmicos", aos alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio, compartilhando os saberes e experiências, mostrando a importância da criação racional das AISF das espécies Meliponineas e Trigonini, a relação dos solos para algumas espécies de abelhas, que fazem o uso dos mesmos para nidificar suas colméias e a conexão ecossistêmica abióticas e bióticas na manutenção da fauna e da flora. Os alunos ainda puderam observar In Loco, uma das espécies encontrada no pátio da escola, sendo a abelha Jataí, da espécie Trigonini. O Professor Ricardo Cornel, agradece o convite da Professora Bióloga Samyra de Lourdes Stephan, e seus orientadores, Profª Dr. Ph.d Fabiane Machado Vezzani, Prof. Dr. Valentim da Silva e o Prof. Marcelo Ricardo de Lima do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná.

Coordenação de biologia