Notícias

12/03/2018

Atualização dos dados cadastrais de todos os professores e funcionários vinculados à rede estadual de ensino

No período de 02 de janeiro a 31 de maio de 2018, todos os professores e funcionários vinculados à rede estadual de ensino da Secretaria da Educação e Fundepar devem efetuar a atualização dos dados cadastrais na plataforma Atualiza Servidor.

Os dados atualizados pelos servidores serão utilizados para a qualificação cadastral perante o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial, um projeto do governo federal que unifica as informações no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho, Previdência Social, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Receita Federal.

O eSocial foi instituído como obrigatoriedade por decreto e entrará em pleno funcionamento em janeiro de 2019. A partir do cadastramento de todos os trabalhadores públicos e da iniciativa privada, as empresas enviarão apenas uma informação ao governo federal substituindo as 15 que são transmitidas hoje.

O Atualiza Servidor é obrigatório e obedece também uma exigência federal.

A atualização cadastral poderá ser feita de qualquer lugar com acesso à internet, inclusive da própria residência do servidor, por meio do endereço eletrônico www.atualizacaocadastral.pr.gov.br. O acesso é permitido com o uso do login e senha que o servidor tem no Sentinela (a mesma do PrConsig, RHSEED, Registro de Classe Online – RCO, sistema de Gestão de Recursos Financeiros – GRF, Ordem de Serviço, entre outros). Caso não possua a senha, o servidor deve ligar para (41) 3200-5007 que o login e senha serão enviados pelo e-mail Expresso.

Se houver alguma divergência em relação aos dados que a pessoa já possui em órgãos federais que formam o eSocial, tão logo entre na página do Atualiza Servidor, do governo estadual, aparecerá uma mensagem de alerta. Independentemente desse aviso, a atualização cadastral poderá ser feita. As abas que forem abertas e preenchidas são salvas automaticamente. A pessoa pode interromper o preenchimento das respostas no momento que desejar sem que precise, posteriormente, retomar do começo. 

Ao encerrar, se houver necessidade da entrega de algum documento, o sistema emitirá um alerta e o servidor deve entregar em seu NRE os documentos apontados no alerta do sistema. Caso haja alguma divergência apontada no início do processo em relação aos dados já cadastrados em órgãos que participam do eSocial, não será emitido o comprovante da atualização estadual, sem que solucione a questão, para isso, a pessoa terá de ir aos órgãos do eSocial (Banco do Brasil, Receita Federal, INSS e Caixa Econômica Federal) para identificar e corrigir o problema.

IMPORTANTE

Acesso: www.atualizacaocadastral.pr.gov.br

Login: RG

Senha: a senha do sistema de segurança Sentinela, a mesma do RHSEED, RCO, PrConsig, GRF, Ordem de Serviço e outros.

Atenção: CPF obrigatório para todos os maiores de 08 anos.

Quem deve atualizar o cadastro: servidores vinculados à SEED (Servidores que atualizaram cadastro como inativos e possuem também cargo na ativa na SEED devem atualizar como ativos).

Navegadores: Quando utilizar o Sistema Operacional Linux, navegador Chrome. Quando utilizar Sistema Operacional Windows, qualquer navegador.

Dúvidas: Verifique no “Manual do PAC” abaixo, caso não responda sua pergunta, entre em contato com seu NRE ou pelo email pacseed@seed.pr.gov.br informando seu nome completo e RG.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.