Notícias

15/12/2017

Atividade desenvolvida com os estudantes em Língua Espanhola acerca do bullying

O PIBID Espanhol da UFPR, sob a coordenação da professora doutora Deise Picanço, desenvolveu nos dias 07 e 14 de novembro uma atividade com os estudantes do 6º ano (turmas A e B), da professora Giselle Ruy Bueno – intitulada: Soy algo de intermedio. A unidade didática trouxe como temas norteadores: o convívio saudável em sociedade, respeito ao próximo, tolerância com o diferente e a conscientização acerca da prática do bullying (que consiste na perseguição contínua de uma pessoa indefesa empreendida dentro do ambiente escolar).

Ministrada pelo pibidiano Suéliton Oliveira (Seul), a unidade contou com dois vídeos de apoio – um que tratava mais diretamente do tema do bullying, seguido do trailer de Extraordonário (Wonder, EUA, 2017), adaptação fílmica baseada no best-seller homônimo de R. J. Palacio –, acompanhados de suas respectivas discussões. Além disso, foram trabalhadas algumas especificidades da literatura que auxiliaram na leitura da primeira parte de um conto em espanhol – La noche de los feos, do uruguaio Mario Benedetti –, culminando numa oficina de produção literária em que os alunos puderam propôr um desfecho para o escrito ficcional.

A atividade foi bem recebida por parte dos discentes e contou, ainda, com o sorteio de dois exemplares do livro Extraordinário – um para cada turma. Para a realização da dinâmica foram considerados os números do diário de frequência, tendo como ganhadores os alunos: Karoline Carneiro, do 6º A, e Danilo Teixeira, do 6º B.

 

Professora Giselle Ruy 
PIBID Espanhol da UFPR

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.